Isaura Daniel
São Paulo – A fabricante de móveis Sierra, com sede na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, vai direcionar 10% das suas exportações para os países árabes a partir do próximo ano. A empresa, que fabrica desde camas até sofás, mesas e abajures de luxo, já envia 6% das suas exportações para os Emirados Árabes Unidos. O percentual significa cerca de três mil peças ao ano.
A Sierra produz um total de 12 mil móveis ao mês, dos quais 35% são exportados. Ou seja, cerca de 4,2 mil móveis produzidos são vendidos fora do país todos os meses. Ao todo, 22 países importam os produtos da empresa.
O aumento das vendas para os Emirados faz parte da estratégia da companhia para ganhar ainda mais espaço no mercado internacional. De acordo com o vice-presidente executivo da Sierra, Eduardo Fairon Rech, a fábrica tem como meta aumentar as suas exportações em 140% no próximo ano, em relação aos volumes comercializados em 2004. Para isso, a empresa também pretende dobrar a sua produção.
Atualmente, a Sierra tem uma unidade industrial, onde trabalham 520 funcionários. A empresa, porém, está fazendo uma série de investimentos para aumentar a produção. A área do parque fabril já passou de 38 mil metros quadrados para 60 mil metros quadrados, com a construção de um novo edifício na planta industrial.
Também foi instalada uma linha de pintura semi-automatizada e adquiridas cinco novas máquinas italianas. A linha de pintura deverá ampliar a capacidade de pintura da empresa de 350 peças para 900 em oito horas e as máquinas multiplicarão por três a capacidade de processamento de madeira.
Depois que todas as mudanças forem concluídas, serão contratados 200 novos funcionários. Um dos projetos, dentro da expansão prevista, é o investimento maior na produção de cadeiras. "Nossa meta de crescimento está baseada em estimativas conservadoras", garantiu Rech.
Para o consumidor brasileiro
Além da indústria, que foi fundada em 1989 como uma modesta fábrica, a Sierra também mantém uma atuação forte no varejo brasileiro. A empresa possui duas lojas próprias e 50 franqueadas no país.
Nos estabelecimentos da rede são vendidos apenas os produtos da marca Sierra. Cerca de 300 funcionários trabalham nas lojas. A rede de varejo também deverá ser ampliada, passando para 60 franquias em 2005.
A empresa não tem projeto de abrir lojas no exterior, mas o vice-presidente executivo afirma que a entrada no varejo internacional pode ser analisada caso surja algum parceiro comercial interessado.
A Sierra trabalha com dez linhas de produtos. Há desde a linha Santoficio, com móveis de acabamento mais fino, até a Clean, de cores leves e claras, e a Garden, com móveis de madeira e rattan para terraços e varandas. As demais linhas são New Casual, New Story, Memory, Textura, Neoclássico, Complemento e Hacienda.

