São Paulo – A SIILHalal – Certificadora Halal Brasil foi habilitada pelo Centro de Acreditação do Golfo (GAC) no começo deste mês para certificar três novas categorias de produtos: químicos, cosméticos e carnes vermelhas processadas e industrializadas. A novidade permite que a SIILHalal emita certificado halal para empresas destes setores que exportem ou queiram exportar para os países membros do GAC, que são Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Omã, Iêmen e Kuwait. Acima, foto ilustrativa de cosmético.
“Ampliamos nossos serviços prestados para certificação das categorias L (Químicos), N (Cosméticos) e C (Carne Vermelha Processada e Industrializada) de empresas interessadas em realizar negócios com os países do Golfo”, afirmou por e-mail à ANBA o CEO da SIILHalal, Chaibon Darwiche. A empresa já era habilitada para certificar carne bovina como halal por outras acreditadoras, mas não para químicos e cosméticos.
Existem várias acreditadoras ao redor do mundo que são usadas por diferentes mercados internacionais. Para vender produtos halal a determinado país, o exportador brasileiro precisa que seu produto tenha certificado halal que siga as exigências de uma acreditadora utilizada por aquele mercado.
“Foi um processo enriquecedor, foram várias etapas de auditoria e o resultado foi esse. Acredito que os nossos valores, experiência e trajetória neste mercado foram determinantes para esse resultado”, disse Darwiche, em material divulgado, sobre as novas habilitações. Segundo a SIILHalal, cada dia mais empresas brasileiras buscam acessar o crescente mercado halal. Existem no mundo 1,8 bilhão de muçulmanos.
SIILHalal
Fundada em 2008, a SIILHalal é uma empresa especializada em serviço de inspeção islâmica que atua como certificadora halal. O trabalho inicia desde o projeto da linha de produção até a embalagem de produtos permitidos para consumo islâmico, assim como na fiscalização dentro das normas internacionais e regras do Alcorão Sagrado e Jurisprudência Islâmica.