São Paulo – Um encontro vai reunir estudiosos brasileiros e portugueses da língua, cultura e história árabe no final deste mês. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj) e a Universidade de São Paulo (USP) vão promover o 1º Simpósio de Arabistas Luso-Brasileiros entre os dias 31 de agosto de 02 de setembro na instituição de ensino do Rio. De acordo com o presidente da comissão organizadora do encontro, João Baptista M. Vargens, o objetivo é fazer um balanço e projeções sobre os estudos árabes em língua portuguesa.
O simpósio deve reunir alguns das maiores especialistas em estudos árabes no país e eles vão pedir aos governos para que o ensino do idioma árabe seja feito de forma contínua no Brasil e em Portugal. O mesmo será pleiteado para o ensino do português nos países árabes. De acordo com Vargens, os estudos não devem ser episódicos, e ficar nas mãos da iniciativa de um diplomata, mas precisam ser rotineiros nos países. Essa é a primeira vez que USP e Ufrj se unem na promoção de um encontro de estudos árabes.
Haverá cinco mesas-redondas. A primeira vai tratar de história e política de estudos árabes em países lusófonos, a segunda abordará história e política do ensino do português em países árabes, a terceira história e representações históricas de países árabes, a quarta falará sobre vertentes do pensamento árabe e a última traduções de árabe para o português e vice-versa. A organização é do Departamento de Letras Orientais e Eslavas do Setor de Estudos Árabes da Ufrj e a áreas de Graduação e Pós-Graduação em Árabe da USP.
Vão falar especialistas como Antonio Dias Farinha, da Universidade de Lisboa, Adriano Jordão, do Instituto Camões no Brasil, Paula Caffaro, ex-professora de português na Universidade de Damasco, Arlene Clemesha, da USP, Suely Lima, da Ufrj, o escritor Alberto Mussa, do Rio de Janeiro, Ibrahim Georges Khalil, da Ufrj, Mamede Jarouche e Michel Sleiman, da USP, Mostafa Zekri, da Universidade Nova de Lisboa, Hani Hazime, da Ufrj, e o diplomata Paulo Renato Rocha Santos.
De acordo com Vargens, será criada, no encontro, uma associação de arabistas luso-brasileiros. Ela servirá para traçar metas comuns no desenvolvimento de pesquisas e para a união de esforços para o ensino da língua árabe nos países lusófonos e o ensino do português no mundo árabe. Foram convidados para o encontro estudiosos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Portugal. Outros interessados, porém, também podem participar. O encontro também será transmitido pela internet (veja link abaixo)
A realização do simpósio também comemora os 40 anos da criação do Setor Árabe da Ufrj e os 90 anos do seu fundador, o professor Alphonse Nagib Sabbagh. Vargens, que é professor aposentado da área, formou, junto com Maria José Sant’anna, a primeira turma de licenciatura em Língua Portuguesa e Árabe da instituição de ensino carioca. Isso foi há 35 anos. Hoje cada turma admite 15 alunos. “O interesse é cada vez maior”, afirma.
No primeiro dia do simpósio, pela noite, o Jockey Club Brasileiro fará uma homenagem aos simposistas. No dia 02 de setembro haverá lançamento do sexto número da revista Tiraz, da USP, e de uma separata do Dicionário Árabe-Português de Alphonse Nagib Sabbagh. A separata reúne palavras que começam com uma das letras, Dad, um fonema que só existe no árabe. O dicionário, em sua íntegra, será lançado em dezembro deste ano.
Serviço:
1º Simpósio de Arabistas Luso-Brasileiros
Data: 31 de agosto a 02 de setembro
Local: Salão Moniz de Aragão, na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Informações: estudosarabes@gmail.com
Transmissão na internet: http://tv.ufrj.br/fcc