Syrian Arab News Agency*
Aleppo (Síria) – A produção de algodão da Síria deverá alcançar 900 mil toneladas este ano. A previsão é do diretor do Departamento Geral de Beneficiamento de Algodão do país árabe, Omar Aqili. O órgão é ligado ao Ministério da Economia e Comércio Exterior sírio e sua função é exportar o excedente de algodão que não é utilizado na indústria local.
De acordo com Aqili, o volume de algodão entregue às indústrias sírias de processamento foi de 100 mil toneladas nas últimas duas semanas, contra cerca de 60 mil no mesmo período do ano passado. As encomendas internacionais do produto já alcançam 45 mil toneladas.
O diretor do departamento de pesquisa de algodão da Síria, Nayef Salti, acrescentou que a produtividade da commodity está estimada em quatro toneladas por hectare. As estimativas foram divulgadas por Salti e Aqili na semana passada, na abertura do 50° Festival do Algodão, e mostram o desenvolvimento do setor na Síria.
No mesmo evento, o prefeito de Aleppo, localizada no norte do país, Tamer al-Hajjeh, declarou que a produção de algodão da cidade superou 30 mil toneladas.
Ele acrescentou que Aleppo é muito importante para a indústria algodoeira do país, pois lá está instalada metade das máquinas descaroçadoras de algodão. A cidade tem também três esmagadoras de sementes de algodão e mais da metade das escolas vocacionais voltadas ao setor do país.
*Tradução de Mark Ament

