Syrian Arab News Agency*
Beijing – A estatal chinesa de construção Cino Hydro, que tem mais de 130 mil funcionários, assinou na semana passada com a empresa síria Farzat um memorando de intenção para a construção de uma fábrica de cimento na periferia de Damasco, segundo informou o jornal sírio Al-Baath.
As empresas pretendem criar a Syrian Company for Cement, uma empresa de capital aberto, e construir uma fábrica de cimento na cidade de Adraa, na grande Damasco, segundo o jornal.
A produção da fábrica alcançará 1,8 milhão de toneladas de cimento ensacado e também em forma líquida (pronto para uso). O capital da empresa será de US$ 200 milhões, dos quais 55% (US$ 110 milhões) devem ser investidos pela empresa chinesa. A Farzat terá 20% de participação na empreitada e os 25% restantes das ações serão vendidas ao mercado.
Segundo o diretor da empresa chinesa, Chin Yu Chin, sua empresa tem grande interesse em investir na Síria. Já o presidente do grupo Farzat, Mahmoud Farzat, disse esperar que o projeto sirva de lançamento para outras opções de investimento na Síria.
O embaixador da Síria em Beijing acrescentou que seu país está trabalhando para desenvolver companhias em parceria com a China. O projeto, segundo o jornal Al-Baath, será o maior investimento já feito por uma empresa chinesa na Síria.
*Tradução de Mark Ament

