Da redação*
São Paulo – Começaram ontem (06), em Damasco, os trabalhos da Comissão Conjunta Síria-Grécia com o objetivo de fortalecer as relações entre os dois países em todas as áreas, especialmente a econômica. Foi realizada também a sessão inaugural do Encontro Empresarial Sírio-Grego. O ministro da Economia sírio, Amer Lutfi, e o vice-ministro das Relações Exteriores para Assuntos Econômicos da Grécia, Petros Doukas, discutiram temas de cooperação bilateral e perspectivas de intensificá-la. As informações foram publicadas hoje no jornal sírio Al-Thawra.
O ministro sírio destacou a profundidade e a importância das relações bilaterais, cujas raízes remontam a milhares de anos e a necessidades de ampliá-las ainda mais. Ele destacou também a importância dos investimentos mútuos como base para criação de uma verdadeira parceria e salientou as grandes oportunidades de investimentos existentes no mercado sírio, assim como as medidas adotadas pelo governo local que contribuíram para o desenvolvimento da economia nacional. Lutfi convidou os empresários gregos a investir na Síria e a ampliar o intercâmbio comercial.
O vice-ministro grego disse que o seu país tem a intenção de estreitar as relações com a Síria, nas mais diversas áreas, e de estabelecer uma relação de cooperação de longo prazo. Ele manifestou o desejo dos empresários gregos de investir na Síria e chamou a atenção para a importância das reuniões da Comissão na elaboração de novos instrumentos jurídicos para implementar a cooperação e aumentar o intercâmbio comercial. Doukas elogiou o desempenho da economia síria.
Parceria industrial
O ministro da Indústria da Síria, Fouad Al-Jouni, discutiu com o vice-ministro grego as possibilidades de cooperação, explicando que a Síria quer ter parcerias com a Grécia e listou as áreas que necessitam de investimento estrangeiro, como a de energias renováveis.
Doukas, por sua vez, falou sobre as possibilidades de cooperação no setor de fertilizantes e que empresas gregas de água gostariam de trabalhar em conjunto com companhias semelhantes na Síria, assim como empresas de cimento, seja através de indústrias já estabelecidas ou de novos projetos.
O vice-ministro grego manifestou ainda o desejo dos empresários gregos de investir no setor elétrico e de energia renovável, destacando a longa experiência grega neste setor.
Transporte
Já o ministro do Transporte da Síria, Yaarob Bader, discutiu com Doukas as possibilidades de cooperação no setor de transporte, detalhando a visão do ministério sobre a abertura para investimentos privados, principalmente no que diz a respeito à construção de uma infra-estrutura adequada.
Bader destacou um estudo que foi elaborado a respeito do transporte rodoviário e a viabilidade de se construir duas estradas ligando o sul ao norte e o oeste ao leste da Síria. No setor de transporte aéreo, Bader falou sobre as obras de reabilitação do Aeroporto de Damasco executadas por uma empresa malaia. Mencionou, também o estudo que está sendo realizado pela empresa francesa Sistra sobre o metrô de Damasco e sobre a possibilidade de parceria entre os setores publico e privado. Ele manifestou o desejo de participação de empresas gregas na licitação que será anunciada após o termino do estudo.
*Tradução de Saleh Haidar

