Damasco – A Síria deve aumentar em 6% a produção de azeitonas na atual temporada, de acordo com notícia publicada na agência de notícias estatal local, a Syrian Arab News Agency (Sana) com base em dados fornecidos por comitês técnicos do Ministério da Agricultura e da Reforma Agrária do país árabe.
A expectativa é que a produção de azeitonas atinja 740,2 mil toneladas na Síria, o que significaria alta em relação à safra anterior. A colheita de azeitonas no país acontece entre o final de outubro e dezembro, podendo se estender janeiro. Já a produção de azeite oriunda dessa safra deve atingir 94,7 mil toneladas, segundo os comitês técnicos, cerca de 13% do peso total das azeitonas.
O maior volume de azeitonas deve ser produzida na província da Hamã, com 91,98 mil toneladas, seguida por Homs, com 82,7 mil toneladas a serem colhidos, depois por Latakia, com 47,5 mil toneladas, pelo interior de Damasco, com um total de 40,27 toneladas, por Idlib com 35,5 mil toneladas, Aleppo. com 33,79 mil toneladas, Tartus, com 32 mil toneladas, e Daraa, com 28,67 mil toneladas.
A Síria exporta azeites, mas também existe um consumo local significativo. No ano passado, o governo suspendeu as exportações para atender a demanda interna. As oliveiras fazem parte da história e da tradição síria. O clima mediterrâneo e o solo montanhoso em parte do território do país árabe propiciam a produção da azeitona, que é uma importante fonte de renda para a população.
Leia também:
Síria abre licitação para compra de 5 locomotivas