São Paulo – A produção de azeite da Síria para 2022 é estimada em 125 mil toneladas, informou a Sana, agência de notícias oficial do país. O volume apresenta avanço de 8,69% frente à colheita do ano passado, que resultou em 115 mil toneladas de azeite, segundo o Conselho Oleícola Internacional (COI).
Ainda segundo o conselho, a Síria responde por 3,8% da produção global de azeite de oliva. Já em consumo, os sírios somam 2,8% do total. Os principais mercados que compram azeite da Síria são a União Europeia, os Estados Unidos e a Austrália.
A Sana apontou o camponês sírio como um símbolo de resiliência e lembra que as oliveiras se espalharam por toda a Síria e adornaram as montanhas, vales e planícies, e anunciam uma abundante colheita da matéria-prima do azeite, a azeitona.
Com produtos entre os melhores azeites do mundo, a Síria tem suas próprias normas de qualidade. Segundo a Sana, uma das estratégias usadas pelos agricultores sírios para cumprir essas regras é aguardar pelo momento propício de colheita. O país costuma ter chuva no início da safra, no final do mês de setembro, o que pode contribuir para a qualidade do azeite, segundo a agência.