São Paulo – A Síria deve produzir 25% mais azeite de oliva e colher um volume 18,5% maior de azeitonas na atual safra em relação à colheita do ano passado, segundo informação publicada na Syrian Arab News Agency (Sana), agência de notícias estatal do país árabe.
A estimativa é que a produção da fruta alcance 830 mil toneladas e que sejam fabricadas 150 mil toneladas de azeite de oliva. Na safra passada a Síria produziu 700 mil toneladas em azeitonas e fabricou 120 mil toneladas de azeite.
Os números foram divulgados pelo diretor do Gabinete de Azeitonas do Ministério da Agricultura da Síria, Mohamed Habou. De acordo com ele, a colheita de azeitonas já começou na maioria das províncias produtoras da Síria e deve iniciar em novembro nas províncias de Aleppo e Idleb.
De acordo com Habou, a situação geral das frutas e do azeite é boa e o processo de colheita e prensagem do óleo se desenvolvem normalmente. Parte do azeite produzido é exportado. Segundo o diretor, em 2018 as exportações foram de 30 mil toneladas e tiveram como destino 33 países.
De acordo com a notícia da Sana, o aumento na produção de azeitonas só será possível em função da erradicação do terrorismo e do retorno da segurança em um grande número de propriedades agrícolas nas regiões produtoras, de maneira que os agricultores puderam voltar a cuidar das suas terras.