Silwan Abbassi*
Brasília – A Síria tem planos de colocar em operação um vôo entre São Paulo e Damasco, capital do país árabe. A informação é do ministro sírio da Informação, Mohsen Bilal. O ministro está em visita ao Brasil e deu entrevista à ANBA durante recepção organizada pela embaixada da Síria em Brasília, na segunda-feira (22) à noite. De acordo com ele, o projeto de criar um vôo entre Damasco, São Paulo e Buenos Aires, será levado adiante logo após a implementação de outra linha entre Teerã, no Irã, Damasco e Caracas, na Venezuela, em fevereiro.
O ministro sírio falou sobre a importância da cooperação sul-sul, entre países em desenvolvimento, em áreas como educação, energia, transporte, mídia e comunicação, petróleo e gás. Ele lembrou, por exemplo, da iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de realizar a Cúpula Países Árabes Sul-Americanos, reunião de chefes de estado das duas regiões, que ocorreu em maio de 2005 no Brasil. De acordo com Mohsen, o povo sírio também lembra com carinho da visita que Lula fez ao país árabe no ano de 2003.
O ministro sírio teve na segunda-feira à tarde um encontro com o presidente Lula. De acordo com Mohsen, durante a reunião, Lula convidou o presidente da Síria, Bashar Al-Assad, para visitar o Brasil no decorrer deste ano. O ministro também transmitiu recados do presidente sírio para Lula, como as congratulações pela reeleição. O presidente brasileiro, segundo Mohsen, agradeceu à Síria pela ajuda na retirada dos brasileiros que estavam no Líbano durante os ataques que ocorreram no ano passado.
O ministro Mohsen é um defensor da cooperação sul-sul. Ele afirmou também que a TeleSur, rede de televisão latino-americana com sede em Caracas, na Venezuela, pode ser utilizada para a promoção da cooperação entre países em desenvolvimento. O canal começou a operar em outubro de 2005 com o objetivo de promover a integração latino-americana e funciona com fundos da Venezuela, Argentina, Uruguai e Cuba. A Síria já tem uma relação comercial intensa com vários países da América Latina. O ministro lembrou que o país exporta, por exemplo, azeite para a Venezuela.
Na segunda-feira Mohsen também entregou ao presidente da Câmara dos Deputados Federais, Aldo Rebelo, um convite do parlamento sírio para visitar o país árabe. Rebelo e o ministro, que se encontraram após a reunião de Mohsen com Lula, discutiram o papel da comunidade síria no Brasil, composta por cinco milhões de pessoas. Hoje (23) o ministro vai participar, em São Paulo, de um jantar com representantes da comunidade de origem síria.
O ministro
Mohsen é ministro da Informação do país árabe desde o ano passado. Antes, entre 2001 e 2006, ele foi embaixador da Síria na Espanha. Mohsen também teve, antes de ingressar na diplomacia e no governo, uma carreira política como deputado. Ele foi deputado entre 1977 e 1985 e atuou como chefe do Comitê de Relações Árabes e Exteriores do Parlamento Sírio entre os anos de 1981 e 1985. Mohsen fala inglês, espanhol e italiano fluentemente.
O ministro é formado em Medicina pela Universidade de Padova, na Itália, onde também se especializou em Cirurgia. Ele também é PHD em Transplante de Fígado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, foi chefe do Departamento de Cirurgia da Universidade de Damasco e do Hospital Universitário Al-Assad.
*Tradução de Mark Ament

