Silwan Abbassi*
Brasília – O investidor sírio Tarif Akhras, presidente do Tarif Akhras Group (TAG) anunciou a construção de uma nova refinaria de açúcar na Síria. O custo do projeto está avaliado em US$ 80 milhões. O projeto será realizado por um pool de investidores árabes e estrangeiros, liderados pela companhia britânica EDSMAN. As informações são do jornal árabe Asharq Alawsat.
Fundado em 1973, o grupo TAG pertence a companhias do setor privado. Com sede em Homs, na Síria, o grupo emprega um total de 500 funcionários. O TAG atua nos setores de comércio exterior, empreendimentos industriais e transportes.
A refinaria será concluída no início de 2008. A produção inicial de açúcar será destinada ao mercado local e a mercados externos, principalmente Iraque e Turquia, que têm acordos de livre comércio com a Síria. O projeto será realizado na zona industrial de Hassia, perto da cidade de Homs.
Na mesma cidade fica a refinaria construída em sociedade pela brasileira Crystalsev, a Cargill Africa e o empresário sírio Nagib Assaf. As operações estavam programadas para começar no início deste ano. A capacidade de processamento da planta é de um milhão de toneladas de açúcar por ano.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum