Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br
São Paulo – O embaixador da Tunísia em Brasília, Sefeddine Cherif, visitou hoje (25) pela manhã o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, acompanhado do vice-presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, que também é cônsul honorário da Tunísia. Eles foram recebidos pelo diretor clínico da instituição, Riad Younes, que disse que o hospital planeja realizar um simpósio com profissionais da área de saúde do mundo árabe.
“A idéia é trazer profissionais dos países árabes para cá, para que todo mundo possa se conhecer”, disse Younes. “Assim poderemos trocar experiências, relatar problemas e soluções”, acrescentou. O evento ainda não tem data para ocorrer, mas poderá ser no segundo semestre ou no próximo ano.
Ele se insere dentro de um programa de relações internacionais criado dentro do hospital. Desde a primeira viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao mundo árabe, em dezembro de 2003, a instituição vem aprofundando os contatos com entidades da região. Ao simpósio, de acordo com Younes, a intenção é trazer representantes de hospitais, universidades, governos e outros órgãos relacionados à área da saúde.
Uma das instituições com as quais o Sírio já tem um acordo de cooperação é o Hospital Sahlou, de Sousse, na Tunísia. Cherif e Younes falaram sobre a implementação da parceria, que pode incluir troca de conhecimento e intercâmbio de profissionais. “Gostaríamos de avançar nessa questão, incluindo até outras instituições de saúde da Tunísia”, afirmou Younes.
O médico levou Cherif para uma visita às instalações do hospital e ele se disse impressionado com o que viu. O Sírio-Libanês é um hospital de referência no Brasil. “Me faz sentir orgulho da medicina árabe”, disse o embaixador.

