São Paulo – A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN, na sigla em inglês) pode aprovar o fim do uso dos caracteres latinos como os únicos aceitos nos endereços eletrônicos.
A decisão deve ser anunciada na sexta-feira (30), no último dia da conferência da ICAAN realizada em Seul, na Coréia do Sul. O ICANN foi criado pelo governo norte-americano, em 1998, para supervisionar os domínios da internet.
Os novos endereços eletrônicos poderão ser inteiramente escritos em idiomas como árabe, japonês, grego, coreano, cirílico (alfabeto em que se escreve a língua russa) e híndi.
De acordo com Rod Beckstrom, presidente e CEO da ICANN, se a medida for aprovada, os novos endereços devem entrar em uso a partir da metade de 2010. A entidade deve começar a receber os pedidos a partir do próximo mês.
A novidade deve beneficiar mais da metade dos 1,6 bilhões de usuários da internet, falantes de línguas que não são escritas com caracteres latinos, segundo Beckstrom.
“Esta é a maior mudança tecnológica na internet desde que ela foi inventada, há 40 anos”, afirmou Peter Thrush, presidente do conselho da ICANN e responsável pela mudança, em entrevista coletiva.
Para tornar a mudança possível, será criado um sistema de tradução que permita que vários códigos de escrita sejam convertidos para o endereço correto.