Da Agência Brasil
Rio – A soja foi o item agrícola de maior produção em 2002, ultrapassando o milho, que ocupava o primeiro lugar nacional em 2001. Enquanto a soja apresentou aumento de 11%, o milho teve redução de 14%. A soja é uma das mais importantes lavouras nacionais, destacando-se principalmente pelos grandes volumes exportados "in natura".
A queda da produção de milho, devido em parte à redução da área plantada e aos efeitos do clima, acarretou problemas de abastecimento interno em 2002, provocando aumento dos custos de produção nos setores de avicultura e suinocultura, que utilizam o grão na composição das rações.
Esses dados constam da Pesquisa sobre a Produção Agrícola Municipal de 2002, divulgada pelo IBGE, e que traz os resultados das lavouras temporárias e permanentes.
A pesquisa mostra ainda que a área plantada ou a plantar em 2004 deve crescer 3,08% nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e nos estados de Rondônia, Bahia, Maranhão e Piauí. Segundo estimativa do IBGE), a área deve ocupar 36,86 milhões de hectares.
Nesses locais, a estimativa da produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas (caroço de algodão, amendoim 1ª safra, arroz, feijão 1ª safra, milho 1ª safra e soja) é de 99,89 milhões de toneladas, 3,62% maior que a safra passada.
Maiores informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.ibge.gov.br.

