São Paulo – A Somália elegeu na segunda-feira (10) seu novo presidente. Hassan Sheikh Mohamud foi escolhido pela maioria dos deputados e agora terá a missão de governar um país onde, em grande parte do território, quem manda são clãs e facções locais. A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu que o presidente eleito escolha rapidamente seu primeiro-ministro para que seja, então, formado um gabinete. As informações são da Rádio ONU.
“Seria importante para este governo apresentar um novo programa, que simbolize uma fase diferente da [fase de] transição e que compreenda a transformação e a estabilidade”, afirmou o enviado das Nações Unidas para a Somália, Augustine Mahiga. Ele disse também que a eleição de um presidente é “muito importante” para criar estabilidade política na Somália.
Um dos principais desafios do novo governo será estabelecer a ordem e a paz em todo o país. O ex-presidente Sharif Ahmed, que foi derrotado por Mohamud, tinha controle praticamente apenas sobre a capital Mogadíscio. O país entrou em guerra civil em 1991, quando o então presidente Siad Barre foi deposto.

