Algérie Presse Service*
Orã (Argélia) – As empresas petrolíferas da Argélia, Sonatrach, e da Venezuela, PDVSA, firmaram um contrato para treinamento de alunos venezuelanos na Argélia. Os detalhes finais do acordo foram discutidos no final da semana passada pelo embaixador venezuelano em Argel, Michel Mujica, na cidade de Arzew, no estado argelino de Orã.
Acompanhado pelo gerente geral do Instituto Argelino de Petróleo (IAP), Salah Khedri, Mujica visitou o complexo da IAP em Arzew, que receberá o primeiro grupo de 42 alunos venezuelanos que passarão por um treinamento de 10 meses. A data de início do treinamento ainda não foi definida.
"No total, em um período de quatro anos, 420 alunos escolhidos pela PVDSA serão treinados em duas escolas da IAP", declarou o gerente da instituição. Ao final do programa de treinamento, os alunos receberão um diploma de técnico em petróleo e gás.
O acordo foi assinado em 25 de outubro de 2007 em Caracas, capital da Venezuela, entre o ministro do petróleo da Argélia, Chakib Khelil, e seu colega Rafael Ramirez, durante a Segunda Reunião da Comissão Bilateral de Cooperação Argélia-Venezuela.
*Tradução de Mark Ament

