Algérie Presse Service*
Argel – A Sonatrach, petrolífera nacional da Argélia, vai comprar pela primeira vez um navio petroleiro com capacidade para 2 milhões de barris de petróleo bruto. Essa compra será feita sob dois acordos assinados ontem (13) entre a subsidiária internacional da companhia argelina, a SPC-BVI, e as fabricantes de navios Kawasaki Shipbuilding Corporation, do Japão, e Nacks, da China.
O primeiro acordo, assinado pelos representantes da SPC e da Kawasaki, prevê a formação de uma joint-venture chamada de "New Ocean Shipping Venture", com participação igual dos dois grupos, e envolve a compra de um navio para petróleo bruto de grande capacidade.
O segundo acordo, assinado com a empresa chinesa, visa a construção, a um custo de US$ 120 milhões, do petroleiro "Malacca Max", que terá medidas de 333 metros de comprimento e capacidade para 315 mil metros cúbicos ou 2 milhões de barris de petróleo.
O navio, cuja construção começará em fevereiro de 2007 e terminará em dezembro do mesmo ano, é o primeiro do tipo a ser encomendado pela SPC. Será construído na China pela Nacks Shipyard, segundo explicou o presidente da Sonatrach, Mohamed Meziane.
*Tradução de Silvia Lindsey