Algérie Presse Service*
Argel – A petrolífera argelina Sonatrach contratou a construtora japonesa IHI Itochu para construir um complexo de produção de gás liquefeito de petróleo (GLP) na cidade de Arzew, em Orã, no noroeste da Argélia, na qual investirá US$ 1,099 bilhão.
O projeto, com entrega prevista para setembro de 2010, inclui três novas unidades para separação dos gases propano e butano, cada uma com capacidade de produção anual de um milhão de toneladas. Também serão criados dois centros de armazenamento de produtos com capacidade de 70 mil metros cúbicos cada. As novas unidades de produção farão parte do Complexo de Arzew e receberão GLP de um terminal de gás na cidade de Béthioua.
Segundo o CEO da Sonatrach, Mohamed Meziane, estas unidades são parte essencial do projeto de produção de GLP na Argélia. De acordo com o executivo, a empresa pretende ampliar significativamente sua produção de gases liquefeitos à medida que aumenta a extração de óleo e gás.
Mezianem declarou que com a inauguração do novo complexo, a produção de GLP da Argélia deve alcançar dez milhões de toneladas ao ano até 2010, "consolidando a posição da Sonatrach como líder mundial na produção de GLP".
*Tradução de Mark Ament

