São Paulo – A cidade de Sorocaba, no interior paulista, está se preparando para receber a seleção da Argélia, que deverá ficar sediada no município durante a Copa do Mundo da Fifa. O embaixador argelino em Brasília, Djamel Bennaoum, esteve na cidade no início da semana para conhecer as instalações do Clube Atlético Sorocaba e também participou de encontros políticos.
“Fui visitar o centro (de treinamento), ver as obras e falar com os dirigentes do clube sobre a estadia da seleção”, conta Bennaoum. O acordo para a permanência da seleção argelina na cidade paulista ainda não foi assinado. A previsão é que o contrato seja firmado em dez dias.
“Sorocaba é uma cidade mais sossegada, com um trânsito mais fluído. Isso pode facilitar a estadia da seleção”, avalia Bennaoum, comparando o município do interior com a capital, São Paulo.
A cidade de Sorocaba será apenas a base da seleção argelina no País, já que os jogos do time na primeira fase ocorrem em outros estados. A primeira partida da Argélia será contra a Bélgica, no dia 17 de junho, em Belo Horizonte (MG). O segundo jogo é contra a Coreia do Sul, dia 22 de junho, em Porto Alegre (RS), enquanto o último confronto ocorre contra a Rússia, em 26 de junho, em Curitiba (PR).
Segundo Bennaoum, o time argelino deverá chegar ao Brasil na primeira semana de junho. Quanto aos torcedores, ele conta que o governo de seu país encarregou uma agência de turismo para organizar os pacotes de viagem, cuidando desde a vinda deles ao Brasil até a hospedagem e os deslocamentos internos. “Virão entre 2 mil e 3 mil pessoas”, diz. A vinda da seleção da Argélia será acompanhada pelo Ministro dos Esportes do país árabe.
Jessé Loures (PV), vereador e representante do Comitê Sorocabano Pró-Copa do Mundo, explica que a delegação da Federação Argelina de Futebol solicitou algumas alterações no centro de treinamento do Clube Atlético Sorocaba. “Eles pediram a adaptação da cozinha, espaço para ginástica e a troca do gramado”, afirma, acrescentando que as obras já estão em andamento e que o prazo para a conclusão é no dia 20 deste mês.
Encontros políticos
Além da visita ao clube local, Bennaoum teve ainda uma agenda política no município paulista. Na segunda-feira (31), ele se encontrou com o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). “Foi falado sobre a possibilidade de estabelecer um estreitamento do intercâmbio cultural, turístico e comercial”, relata Loures, que acompanhou a reunião.
Ele conta ainda que o embaixador convidou o prefeito a organizar uma missão de empresários sorocabanos à Argélia, além de dizer que seu país está aberto aos produtos do município, principalmente os farmacêuticos, alimentos, autopeças e tratores.
Na terça-feira (01), Bennaoum participou ainda de um jantar com 300 pessoas, incluindo Pannunzio e outros 14 prefeitos de cidades da região, além de vereadores e representantes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Sorocaba.
“Apresentei a economia da Argélia e falei das possibilidades de relações comerciais, de parceria e de transferência de tecnologia”, conta o embaixador. “A região de Sorocaba tem uma indústria automobilística e farmacêutica interessante. Há possibilidades de cooperação”, destaca. Sobre a missão empresarial para a qual convidou o prefeito, Bennaoum afirmou que espera o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira para sua realização.
Os compromissos do embaixador em Sorocaba incluíram ainda uma visita ao parque tecnológico da cidade, a uma cervejaria artesanal e uma palestra para estudantes da Universidade de Sorocaba.


