São Paulo – A Sotheby’s anunciou que realizará o primeiro leilão ao vivo na Arábia Saudita no ano que vem, na cidade histórica de Diriyah, que é patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O leilão oferecerá arte moderna e contemporânea, como objetos islâmicos, joias, relógios, carros, memorabília e bolsas, entre outros itens.
Chamado de “Origins”, o leilão acorrerá no dia 8 de fevereiro de 2025, com ofertas assinadas por artistas sauditas e nomes da arte internacional. O pregão será noturno, em duas partes, precedido por uma exposição do conteúdo de “Origins”, gratuita e aberta para visitações desde 1 de fevereiro, segundo informações do site de notícias Arab News.
O presidente da Sotheby’s Middle East & India, Edward Gibbs, disse que o leilão é o ápice de muitos anos de apoios a iniciativas culturais na Arábia Saudita e uma evolução natural do negócio da empresa. A Sotheby’s é uma das mais famosas casas de leilões do mundo.
Segundo Gibbs, a Sotheby’s viu na Arábia Saudita um mercado crescente para a arte e os leilões ao vivo, comprovado pelo desenvolvimento acelerado do país, além de uma demografia jovem, de uma base ascendente de colecionadores e do aumento da presença da comunidade artística regional e internacional entre os sauditas.
“O leilão ocorre de mãos dadas com a abertura de um escritório nosso em Riad, então marca um novo capítulo das nossas atividades na Arábia Saudita — uma fase na qual estamos entrando com grande otimismo e ambição”, disse o diretor administrativo da Sotheby’s Global Fine Arts, Sebastian Fahey, ao Arab News.
A histórica Diriyah
Diriyah sedia o primeiro leilão ao vivo da Arábia Saudita por seu significado especial. Diriyah foi o primeiro estado saudita, fundado em 1727, e atualmente está em forte desenvolvimento como um dos grandes projetos sauditas. A cidade está sendo transformada em um centro local e global para arte, cultura e eventos de alto nível no país, conectando passado e presente da Arábia Saudita.
Leia também:
Unaizah, terra de tâmaras e oportunidades
A visão estratégica saudita para a logística