São Paulo – O São Paulo Futebol Clube (SPFC) quer se tornar mais conhecido internacionalmente e definiu os países árabes como a primeira região foco da estratégia. Nesta segunda-feira (07), o clube assinou um memorando de entendimento com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que o ajudará na internacionalização junto ao mercado árabe. A Câmara Árabe trabalha pela aproximação do Brasil com os 22 países da Liga Árabe.
SPFC e Câmara Árabe vão criar um plano de trabalho, mas o presidente do SPFC, Julio Casares, adiantou que uma das primeiras ações será voltada à Copa do Mundo 2022, que ocorrerá no Catar ano que vem. Em entrevista à ANBA, Casares falou que a venda de ingressos e pacotes turísticos para a Copa do Catar será um dos desafios iniciais e que quem não for para o Catar na Copa poderá ver os jogos no Estádio do Morumbi, a casa do SPFC.
“Quem sabe vamos levar uma grande torcida para o Catar e a distância vai ser encurtada através desse hub que é o Morumbi”, disse Casares logo após o evento de assinatura do acordo com a Câmara Árabe, que foi transmitido de forma virtual e do qual participou presencialmente o ex-jogador Cafu, que já atuou pelo SPFC e é embaixador da Copa do Mundo do Catar. “Os que não forem para a Copa poderão assistir jogos aqui dentro como se estivessem lá em Doha, como se estivessem lá no Catar”, revelou o presidente do SPFC sobre o Morumbi.
Casares disse que o São Paulo, como clube brasileiro mais vezes campeão do mundo já é conhecido internacionalmente, mas o objetivo é aumentar isso e alcançar todos os segmentos, crianças, jovens e mulheres. Segundo o presidente do SPFC, o clube é muito conhecido na Ásia porque foi campeão mundial no Japão três vezes e na Europa por causa dos jogadores que exporta a times europeus. “Precisa ter uma penetração nos países árabes pela importância do futebol para o árabe e para o brasileiro”, afirmou ele.
No evento de assinatura do acordo, o presidente da Câmara Árabe revelou que é um torcedor são-paulino “de carteirinha” e que o projeto tem especial importância para ele. Chohfi explicou que com o acordo será estimulado não apenas o reconhecimento do São Paulo Futebol Clube pelos países árabes, mas incentivados a criação de laços de amizade e a geração de negócios entre o clube brasileiro e os países árabes.
Segundo Chohfi, o futebol é hoje o maior “soft power” do Brasil. “Elemento que melhor nos caracteriza enquanto povo em todo o mundo”, afirmou. “Se nos destacamos no imaginário mundial com o movimento dos melhores jogadores que atuam ou atuaram nos grandes clubes no exterior, seja na Europa como nos países árabes, o acordo de parceria que estamos anunciando tem a mesma essência: tornar global a marca do São Paulo”, disse.
O diretor do Departamento Internacional do SPFC, Gabriel Abouchar, participou do evento de lançamento da parceria e disse que o acordo é motivo de orgulho e satisfação para a comunidade são-paulina. Ele falou que pretende instalar já um grupo de atuação entre o São Paulo e a Câmara Árabe. “E vamos aos trabalhos, juntos, pelo São Paulo, humildade e pés no chão”, disse, repetindo frase que se tornou mantra da atual diretoria.
São Paulo quer mais
A gerente do Departamento Internacional do SPFC, Camilla Prando, falou no evento e disse que no curto prazo espera que máximo de pessoas, principalmente do mundo árabe, conheçam o SPFC. “Estamos hoje fazendo um acordo que já atinge 22 países, então isso é muito grande, temos uma audiência muito grande conosco, temos muitas pessoas que farão parte dessa viagem”, disse. No médio prazo, ela afirmou que espera que todos sejam surpreendidos pelos frutos do que será e está sendo implantado.
Prando falou sobre os planos de internacionalização. “É grande a notoriedade da Seleção Brasileira pelo mundo e dos jogadores que atuam pela Europa, mas o que acontece nos gramados do futebol brasileiro não tem a mesma notoriedade, por isso queremos levar a história do São Paulo para mais países e culturas e conquistar os amantes do futebol ao redor do mundo”.
Cafu deu aval para a parceria do São Paulo e a Câmara Árabe. “Essa parceria vem só fortalecer ainda mais o futebol brasileiro”, disse ele. O ex-jogador ressaltou o benefício da internacionalização do SPFC ao mundo árabe. “Nosso glorioso São Paulo vai ficar mais valorizado ainda”, disse.
O diretor de Marketing do SPFC, Eduardo Toni, também participou do evento. Ele falou sobre o tamanho do clube e a conexão com a torcida pelas redes sociais. O São Paulo tem quase 20 milhões de torcedores. “Recentemente se tornou o time brasileiro com maior engajamento nas redes sociais”, contou Toni. Segundo ele, hoje o esporte está deixando de ser apenas evento esportivo para se tornar evento de entretenimento. “O que o esporte movimenta, é muito mais que esporte”, falou.
Acordo e webinar
O acordo entre a Câmara Árabe e o SPFC foi assinado por Chohfi e Casares, respectivamente. Eles trocaram presentes simbólicos das suas instituições, Casares recebendo uma placa da Câmara Árabe sobre o acordo e Chohfi a camisa 10 do São Paulo com seu nome e uma réplica do Estádio do Morumbi. Após a assinatura, houve um webinar sobre futebol, tecnologia e internacionalização. Toni e Camila falaram no webinar.
Além dos citados acima, participaram do webinar o fundador da ELP World Sports Media, Abdulla Al Hammadi, o vice-Presidente do Departamento de Turismo e Marketing Comercial de Dubai, Hamad Bin Mejren, a CEO e fundadora da Empower Football Academy do Egito, Farida Salem, o CEO e secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, e a diretora de Marketing e Conteúdo da Câmara Árabe, Silvana Gomes. A mestre de cerimônias foi Ana Cristina Oliveira.
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