São Paulo – Uma startup do Catar focada em acessibilidade venceu o prêmio “Awake Tourism Challenge”. Iniciativa da Organização Mundial do Turismo (OMT), braço de turismo das Nações Unidas, a competição está em sua segunda edição e tem foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e em como tornar o setor do turismo mais inclusivo e resiliente.
O concurso incluiu seis temas centrais. São eles a participação da comunidade local, economias azul e verde, criação de capital sustentável e ecológico, tecnologia para o bem, turismo de educação e empoderamento da mulher.
A startup do Catar, Accessible Qatar, venceu na categoria tecnologia para o bem. Como seu nome já diz, a empresa foca em tornar mais acessíveis espaços e experiências no país do Golfo.
Leia também:
Ao todo, o prêmio recebeu mais de 2 mil inscrições de 120 países. Com o prêmio, as startups vão iniciar um período de três meses de incubação no Spart Crans-Montana, que é o Centro de Inovação Les Roches do Grupo Educação Sommet.
Segundo nota das Nações Unidas, os empreendedores terão acompanhamento de mentores e uma rede de atividades com acesso a um espaço de trabalho e criação. Além disso, os vencedores terão bolsas de estudo da OMT e participarão em campanhas globais de comunicação para mostrar suas atividades.
Acessibilidade no Catar
A Accessible Qatar engloba um aplicativo e site, onde a comunidade com alguma deficiência pode verificar como os locais públicos, turísticos e pontos de venda no Catar se adaptam às necessidades de cada um. As informações se dão através de cruzamento de dados sobre acessibilidade auditados por especialistas e avaliações e classificações enviadas por usuários. O objetivo é simplificar a experiência da comunidade com deficiência e de turistas.
De acordo com o site do aplicativo, ter informações de acessibilidade publicamente disponíveis no Accessible Qatar incentivará os órgãos e empresas locais a fazer as modificações necessárias para apoiar a acessibilidade de todos.
Foto de abertura meramente ilustrativa.