São Paulo – Em parceira com o Google, a aceleradora pública argelina de startups Algeria Venture lançou nesta semana um programa de aceleração de startups na Argélia. Chamado de Boost Competencies Entrepreneurship, o programa vai acelerar 14 negócios argelinos iniciantes de diferentes regiões do país árabe nos setores de tecnologia da informação e comunicação, inteligência artificial, logística, educação e biotecnologia.
As empresas escolhidas receberão três meses de treinamento, especialmente em finanças, marketing, recursos humanos e captação de recursos financeiros. Por meio do programa, esses empreendedores argelinos também poderão fazer intercâmbio com fundadores de startups de renome mundial e entrar em contato com possíveis investidores. A parceria com o Google será feita por meio do Google for Startups Accelerator Middle East and North Africa (Mena).
O diretor-administrativo da Algeria Venture, Sid Ali Zerrouki, disse que se trata da primeira aceleração, para 14 startups, mas que haverá novas iniciativas e o objetivo é chegar a 100 empresas aceleradas até o final do ano. O programa foi lançado na presença do ministro delegado junto ao primeiro-ministro Encarregado da Economia do Conhecimento e das Startups da Argélia, Yacine El-Mahdi Oualid.