São Paulo – A indústria brasileira de alimentos BRF anunciou na quarta-feira (04) o início das operações da OneFoods, subsidiária da holding para o mercado de alimentos halal, aqueles que são produzidos de acordo com a sharia, a lei islâmica, voltados para o consumo de muçulmanos.
A OneFoods tem sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e, segundo comunicado da BRF, “já nasce como a maior companhia halal de proteína animal do mundo”. O logotipo da nova empresa traz a lua crescente, um símbolo no mundo muçulmano, como sua imagem.
Em julho do ano passado, a multinacional havia anunciado a criação da subsidiária voltada ao mercado muçulmano como Sadia Halal. A OneFoods, no entanto, irá abarcar os produtos das marcas Sadia, Perdix, Confidence e Hilal. Estas marcas são vendidas diretamente pela empresa brasileira nos mercados da Arábia Saudita, Emirados, Catar, Bahrein, Kuwait, Omã, Iraque, Jordânia, Iêmen, Líbia, Líbano e Egito. Outros países árabes também compram os produtos da BRF por meio de distribuidores.
Com a criação da OneFoods, o nome da subsidiária substituirá o da BRF nas embalagens dos produtos das marcas mencionadas.
Segundo nota da empresa, a OneFoods irá atuar num mercado estimado de cerca de 1,8 bilhão de pessoas, com um perfil de crescimento econômico e populacional superior à média global.
“Com a criação de uma empresa local que consolidará nossos esforços nos mercados mulçumanos, avançamos ainda mais na cadeia produtiva e nos aproximamos dos consumidores locais, importante característica para um crescimento acelerado da OneFoods", afirmou Pedro Faria, CEO Global da BRF, de acordo com a nota.
A sede da OneFoods, em Dubai, conta com cerca de 15 mil funcionários. Os produtos halal serão produzidos num total de dez plantas. Além da sede, oito fábricas no Brasil e uma na Malásia formam a cadeia de produção da subsidiária halal.
“As operações da subsidiária serão completamente integradas, o que confere à OneFoods uma posição diferenciada de custo de produção em relação aos seus competidores”, explicou Faria no comunicado.
As operações da OneFoods serão lideradas por Patrício Rohner, gerente-geral da BRF no Oriente Médio e Norte da África. “A OneFoods já opera em mais de 40 países no Oriente Médio, Norte da África, Europa e Ásia e seu objetivo é acelerar o processo de aproximação dos consumidores em todos os mercados que opera, replicando a liderança que alcançou no Oriente Médio por meio de marcas, distribuição, cadeia integrada, de baixo custo e produtos de qualidade e inovadores”, apontou Rohner, segundo a BRF.