São Paulo – As empresas brasileiras de suco de uva que levaram seus produtos para a Gulfood, maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, já estão com boas expectativas de negócios. A mostra ocorreu em Dubai no final de fevereiro.
Durante a Gulfood, cinco empresas expuseram seus sucos aos visitantes da feira: Aurora, Casa de Madeira, Sinuelo, Panizzon, e Natural Products (Suvalan). Mas apenas a Aurora levou representantes ao evento. As demais enviaram suas amostras para degustação. As marcas ficaram juntas em um estande de 90 metros quadrados do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf).
De acordo com a coordenadora do Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva, Raquel Rohden, a Gulfood rendeu cerca de 100 contatos a estas companhias, vindos principalmente dos Emirados Árabes Unidos, Líbano, Paquistão e Catar.
O Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva foi criado em agosto de 2009 e é desenvolvido em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Ibraf e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Segundo a coordenadora, todas as empresas estão negociando seus produtos com compradores contatados na feira, mas ainda é cedo para se falar em valores de expectativas de vendas. "Elas estão realmente começando a negociar".
Como ponto positivo, Raquel destaca que o suco de uva brasileiro foi muito bem recebido pelos visitantes da Gulfood. "As pessoas gostaram muito do produto. Foi a primeira vez que participamos da feira e isso nos surpreendeu, tantas pessoas querendo fazer contato e negociar".
Com isso, ela conta ainda que o objetivo é aumentar o número de empresas participantes na edição de 2011 da feira. Ela espera que no próximo ano, ao menos quatro empresas enviem representantes e outras cinco mandem amostras para degustação.
Rosana Pasini, gerente de Exportação da Aurora, conta que a empresa contratou uma trading em Dubai para fazer sua representação no evento. Segundo a executiva, foram recebidas 41 visitas de 13 países, entre eles Jordânia, Índia, Egito, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Bahrein e Kuwait. "A meta deste ano é abrir três clientes em diferentes países árabes", diz.
Atualmente, a Aurora tem 32% mercado de suco de uva integral no Brasil e já exporta para Guatemala, Curaçao, Venezuela e Angola.

