São Paulo – A Atlântica Sementes, de Curitiba, fechou a venda de 100 toneladas de semente de girassol para uma missão do Sudão que visitou a 19ª edição da feira de produtos agrícolas Agrishow, encerrada na última sexta-feira (4) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Os sudaneses não participaram da rodada de negócios organizada no evento, mas, mesmo assim, acertaram a compra das sementes. O girassol pode ser utilizado na produção de óleo comestível e de biodiesel.
O coordenador de vendas da região de Alta Mogiana e Triângulo Mineiro da Atlântica Sementes, Nilton César Rodrigues, não revelou o valor do negócio, mas disse que no mercado interno a saca com 15 quilos a 20 quilos de semente de girassol é vendida a R$ 300. "O preço praticado nesta venda pode ter sido diferente daquele que realizamos no mercado nacional, pois depende dos detalhes da negociação e da cotação do dólar", disse.
Nilton disse que ficou surpreso com a venda, pois dificilmente negócios são fechados durante o evento. "Geralmente nós vendemos depois da Agrishow. O cliente nos procura e diz que viu nosso produto durante a feira. Essa compra dos sudaneses é muito boa, até porque não vendemos para o país. É um novo mercado", afirma Rodrigues.
A Agrishow também recebeu a 13ª Rodada de Negócios organizada pelo projeto Brazil Machinery Solutions (BMS), da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Para esta rodada foram convidados clientes da Rússia, Turquia, Tanzânia, Ucrânia, Nicarágua, Cazaquistão, Romênia, e Zimbábue. Foram iniciadas mais de 80 negociações avaliadas em um total de US$ 14 milhões.
De acordo com os organizadores da feira, 135 mil pessoas visitaram os 780 expositores. A expectativa era que a edição deste ano atingisse R$ 2 bilhões em negócios, um crescimento de 13% em relação a 2011. Essa balanço, contudo, ainda não foi concluído. O diretor da feira, José Danghesi, avaliou que a Agrishow cresceu em relação a 2011 e que essa melhora é reflexo do momento vivido pelo agronegócio brasileiro.
Danghesi observou, também, que a feira não pode se desviar do público alvo se quiser ter sucesso. "Temos que manter a qualificação do evento para que seja destinado ao público interessado nestes produtos. Queremos gerar negócios e mostrar o melhor da tecnologia neste setor para o visitante", disse. A próxima edição será realizada entre 29 de abril e 3 de maio de 2013.