São Paulo – Profissionais e líderes dos setores de açúcar e álcool da África, Caribe, Pacífico e Brasil, vão participar, na próxima semana, de um encontro em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. No total, representantes de 16 países estarão presentes no “Workshop Intergovernamental sobre Açúcar e Diversificação”. Entre eles, o Sudão.
O encontro é uma promoção do Fundo Comum para Commodities (CFC) e a Organização Internacional do Açúcar (ISO) e vai ocorrer segunda (8) e terça-feira (9). A maioria dos países que vai participar é produtor de açúcar ou etanol. Entre os confirmados estão Barbados, Cuba, Jamaica, Guiana, Costa do Marfim, Quênia, Moçambique, Nigéria, Suazilândia, Tanzânia, Uganda e Ilhas Fiji, além do Sudão.
No encontro, que tem apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, será mostrada a experiência brasileira na produção sustentável de etanol. Vão participar dos workshops, o secretário da Produção e Agroenergia do Ministério, Manoel Bertone, o diretor do CFC, Ali Mchumo, e o diretor executivo da ISO, Peter Baron.
Os participantes do encontro também vão visitar usinas brasileiras de etanol e açúcar, na cidade de Jaboticabal, e centros tecnológicos do setor, em Piracicaba, nos dias seguintes ao workshop, em 10 e 11 de junho. O encontro segue uma outra grande discussão do segmento, também internacional, o Ethanol Summit, que ocorreu nesta semana em São Paulo, com a promoção da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única).

