São Paulo – Empresários sudaneses estão negociando a formação de joint-ventures com companhias brasileiras no setor de construção, e os acordos poderão ser firmados após visitas de empresários brasileiros ao país africano. A informação é de Bakri Omer, secretário-geral da Federação Sudanesa de Empresários, e foi dada à ANBA durante visita de uma delegação de dez empresários do Sudão à sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nesta terça-feira (22), onde foram recebidos pelo secretário-geral da entidade, Michel Alaby.
Conforme noticiado pela ANBA na semana passada, a delegação está no Brasil para buscar negócios na área de construção e infraestrutura. Eles já estiveram na 19ª edição da Feicon Batimat e visitarão, ainda nesta terça-feira, a feira Revestir, em São Paulo. Os membros do grupo estiveram também na sede da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).
“Vemos o Brasil como um parceiro estratégico, por ser uma das dez maiores economias do mundo. Já temos relações nos campos de agricultura e maquinário. Agora é hora do setor da construção e materiais de construção. Já espero bons números nesta área para o próximo ano”, declarou Omer. Segundo o executivo de relações internacionais da Federação, Abubakr Nour, a delegação está negociando estas parcerias com cerca de 20 empresas nacionais.
Em sua visita ao Brasil, os sudaneses passaram ainda por Brasília, onde tiveram encontros com representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal e com o Secretário de Estado de Infraestrutura e Obras do Distrito Federal, Luiz Carlos Pitiman.
“Estamos trabalhando para ter parcerias com o governo brasileiro”, afirmou o embaixador do Sudão no Brasil, Abd Elghani Elkarim, que acompanhou a visita da delegação de empresários. “Queremos o conhecimento e a expertise brasileira na área de infraestrutura”, completou.
Segundo Alaby, há muitas empresas brasileiras que veem oportunidades no Sudão. “O Sudão é um dos países que mais cresce economicamente no mundo”, destacou o secretário-geral da Câmara Árabe.