São Paulo – O Banco Mundial anunciou na sexta-feira (18) que doou US$ 38 milhões para o governo do Sudão do Sul “reabilitar” estradas de acesso a comunidades rurais localizadas em áreas de grande potencial agrícola. O objetivo é que estradas transitáveis permitam o acesso de áreas agrícolas produtivas aos mercados locais. Assim, aumentam as oportunidades de emprego e a qualidade de vida da população rural.
Segundo um levantamento do próprio Banco Mundial, o Sudão do Sul tem uma malha viária de 17 mil quilômetros, mas apenas quatro mil são transitáveis o ano todo. “O projeto irá, assim, apoiar as tentativas do país de desenvolver seu potencial agrícola para melhorar a qualidade de vida da população. Melhorando o acesso e a conexão nas áreas rurais, o projeto irá também colaborar com os esforços de fornecer serviços básicos [à população]”, afirmou o Banco Mundial em um comunicado.
Ainda segundo a instituição, o dinheiro doado na sexta-feira é parte de um fundo de US$ 75 milhões que o Banco Mundial administra para ceder em caráter de urgência ao Sudão do Sul.

