São Paulo – O Sudão assinou com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) uma declaração conjunta para promover a recuperação industrial do país no período 2026-2030. Por meio deste compromisso, o Sudão irá buscar apoio internacional para reconstruir o seu parque industrial com foco no agronegócio.
O objetivo do país é buscar investimento externo para projetos que incentivem a produção de culturas agrícolas com valor agregado, reduzam as perdas no pós-colheita e incentivem os setores hídrico e farmacêutico. O país busca, também, o apoio de consultorias que levem ao desenvolvimento de políticas industriais nacionais.
O acordo foi assinado na segunda-feira (24), durante a conferência geral da Unido, realizada em Riad, na Arábia Saudita. Nela, a ministra da Indústria e Comércio do Sudão, Mahasin Ali Yaqoub, afirmou que este programa é fundamental para promover o desenvolvimento econômico e social do Sudão de forma sustentável, além de promover a estabilidade e a paz.
De acordo com a Unido, o encontro apresentou propostas e trocas de experiências em busca de soluções para crises em diversos países. Palestina e Síria foram outros exemplos de nações que precisam de apoio internacional para reconstrução do seu sistema industrial.
“O trabalho da Unido em países afetados por crises concentra-se em restaurar esses fundamentos econômicos, tornando-os mais sustentáveis e adequados para um futuro mais promissor. A recuperação nunca é fácil. Mas a indústria é uma força estabilizadora, a recuperação pode se transformar em renovação e a crise pode se tornar o ponto de partida para um futuro industrial mais resiliente”, afirmou o diretor-geral da Unido, Gerd Müller.


