São Paulo – O Sudão inaugurou nesta quarta-feira (19) sua primeira refinaria de ouro. Localizada na capital Cartum, a usina deve produzir 328 toneladas do metal por ano. Somente para 2012, o país espera que as receitas com as vendas do produto cheguem a US$ 3 bilhões. As informações são do site da TV Al Jazeera, do Catar.
De acordo com Mohammad Kheir Al-Zubair, presidente do Banco Central sudanês, nos últimos 16 meses, as vendas de ouro do país foram de 58 toneladas, no valor de US$ 2,6 bilhões. A nova refinaria tem capacidade para processar 900 quilos de ouro e 200 quilos de prata por dia.
Segundo a Al Jazeera, a abertura da refinaria se dá em uma tentativa do governo sudanês de melhorar a qualidade das crescentes exportações do metal e também de recuperar de prejuízos causados pelas perdas de receitas petrolíferas, devido à separação do sul do país no ano passado.
O site informa ainda que, apesar do potencial promissor de produção de ouro no Sudão, é difícil confirmar os números totais da extração do metal no país, já que ali o setor informal da indústria do ouro é grande.
A maior parte da produção atual de ouro no Sudão vem de pequenas empresas e de indivíduos atraídos pelos altos preços da exploração do metal precioso em regiões mais afastadas do país. O governo do Sudão estima que 250 mil sudaneses estejam envolvidos com a extração de ouro, a maioria deles no norte.
*Tradução de Aurea Santos

