São Paulo – O Sudão está investindo no plantio de diversas culturas para promover o desenvolvimento econômico a partir do seu setor agrícola. De acordo com informações da agência de notícias estatal Suna, os projetos serão colocados em prática mesmo em meio ao conflito que atinge o país do Norte da África.
Segundo a notícia da Suna, mais de um milhão de acres, o equivalente a 404 mil hectares de terras, serão destinadas ao plantio de culturas como o feijão-egípcio e o trigo. A decisão de investir no setor foi do primeiro-ministro, Kamil Idris, em reunião com o ministro da Agricultura e Irrigação, Ismat Qurashi Abdullah.
Já a diretora-geral do Ministério da Produção e Recursos Econômicos, Arafa Mahmoud Ahmed, foi ao estado de Gezira nesta quarta-feira (29) para acompanhar o plantio de aproximadamente 115 mil hectares de gergelim, milho e melancia.
Apesar de elogiar os esforços dos produtores locais em garantir o plantio, Arafa observou que a colheita sudanesa será afetada, neste ano, pelo conflito que atinge o país. O confronto resultou na perda de áreas agrícolas e de maquinário. Mesmo assim, há expectativa de uma grande safra de milho, apoiada pela doação de 400 toneladas de sementes realizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Leia mais:
Brasil decola como fornecedor mundial de amendoim


