São Paulo – O Sudão deverá lançar um plano de reconstrução do setor agrícola em razão dos conflitos que atingem o país. Um roteiro e um relatório final sobre que precisará ser feito está sendo elaborado por um comitê que, no domingo (11), se reuniu com o ministro da Agricultura e Irrigação do Sudão, Ismat Qureshi.
O objetivo é reconstruir e modernizar um setor que é considerado fundamental para garantir a estabilidade econômica e a segurança alimentar da população. De acordo com informações da agência de notícias estatal Suna, o objetivo, neste projeto, é introduzir novas tecnologias em sistemas de irrigação e de produção, fortalecer parcerias estratégicas com o setor privado e com instituições internacional e tornar o campo sudanês mais produtivo.
A infraestrutura da agricultura do país africano foi afetada pelo conflito que atinge o Sudão desde 2023. No encontro com o ministro e no documento que está sendo elaborado, foi discutida a extensão dos danos decorrentes deste conflito, que afetou o maquinário disponível, a produção e provocou a fuga de conhecimento científico e pessoal qualificado da lavoura.
Leia mais:
Sudão pede parceria do Brasil para reconstrução


