São Paulo – O Sudão quer fortalecer suas relações com o Brasil, especialmente na área de agricultura, além de promover missões que gerem acordos entre os dois países. Estas são as prioridades de Ahmed Yousif Mohamed Elsiddig, embaixador sudanês em Brasília. Elsiddig visitou nesta segunda-feira (30) a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo.
“Em minha posição, vou trabalhar por uma boa relação na área de agricultura e de produção de alimentos. Também gostaria de ver muitas delegações do Sudão vindo para o Brasil e indo do Brasil para o Sudão. Eu espero que haja muitos acordos em função disso. Estamos trabalhando muito para ter empresas brasileiras trabalhando na área de agricultura no Sudão”, afirmou o embaixador à ANBA.
O diplomata foi recebido por Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe; Osmar Chohfi, vice-presidente de Relações Internacionais; Ramez Goussous, conselheiro sênior de Relações Institucionais e Internacionais; e Tamer Mansour, gerente de Relações Governamentais da entidade.
Elsiddig, que assumiu o posto oficialmente em 04 de novembro, com a entrega de suas credenciais à presidente Dilma Rousseff, destacou o trabalho do embaixador que o antecedeu no cargo, Abd Elghani Elkarim, na construção de um bom relacionamento com o Brasil. “Meu colega, que veio antes de mim, começou esta relação, agora, estou trabalhando para continuar promovendo estas relações nas áreas de comércio e de investimentos”, disse.
O novo embaixador sudanês destacou ainda a importância do trabalho da Câmara Árabe na aproximação entre o Brasil e os países do Norte da África e Oriente Médio. “A Câmara é um órgão muito importante para todos os países árabes. A Câmara é o principal pilar para as relações entre o Brasil e o mundo árabe e, para o Sudão, estamos colocando muita importância que, com nossa cooperação com a Câmara, poderemos ter uma relação muito boa e forte com o Brasil”, apontou.
Elsiddig começou sua carreira diplomática em 1991, servindo na missão sudanesa na Organização das Nações Unidas, em Nova York. Ele atuou também no Iraque e na Arábia Saudita e ocupou o cargo de embaixador nos Emirados Árabes Unidos. Como ocupante do cargo de embaixador no Brasil, ele responde também como embaixador não residente na Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru.


