Alexandre Rocha
São Paulo – O governo do Sudão quer organizar uma missão comercial para o Brasil ainda no primeiro semestre. A informação foi dada ontem (13) pelo ministro do Comércio Exterior do país africano, Salman Suleiman Al-Safi, ao secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, durante reunião em Cartum.
De acordo com Alaby, pela idéia inicial, vão participar da missão exportadores de algodão, de henna e cosméticos e representantes do setor petrolífero, além de importadores de alimentos, material de construção, entre outros. "O ministro se mostrou muito empenhado em promover a aproximação com o Brasil", disse o diretor da Câmara Árabe.
Alaby lembrou que o Sudão está passando por um momento de forte crescimento econômico, impulsionado pelas descobertas de petróleo no país e pela valorização do preço da commodity. "Só os chineses investiram US$ 2 bilhões no setor petrolífero do Sudão no início deste ano", afirmou.
Acompanhado do cônsul honorário do Brasil em Cartum, Mustafá Abbadi, Alaby conversou com o ministro durante 1h30 e colocou a Câmara Árabe à disposição para organizar os encontros empresariais da missão e um pequeno seminário sobre a lei de investimentos estrangeiros em vigor no país árabe.
Software
Alaby e Abbadi também se encontraram com o ministro da Informação, Al-Zahawi Ibrahim Malik, que ficou interessado nos softwares fabricados no Brasil. Ele quer informações sobre empresas que possam fornecer programas para informatização de serviços públicos, automação bancária e comercial, entre outras aplicações.
Ainda ontem o diretor da Câmara Árabe e o cônsul se reuniram com o ministro dos Investimentos, Malik Aggar, e com o conselheiro do presidente da República para a Europa e Américas, Bona Malwal. No domingo, eles estiveram com o chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores, Ahmmed Gaafar A. Fareem, e com o presidente da Federação dos Empresários do Sudão, Izz Eldin Elsayed, que ficou de elaborar um memorando de entendimentos sobre cooperação com a Câmara Árabe Brasileira.
A visita de Alaby ocorreu logo após a primeira participação do Brasil e da Câmara Árabe na Feira Internacional de Cartum, que terminou na sexta-feira (10). O estande recebeu a visita de cerca de180 empresários interessados em desenvolver negócios com o Brasil.
As exportações do Brasil para o Sudão já estão crescendo de maneira acelerada. No ano passado elas renderam US$ 69,3 milhões, 41,6% a mais do que em 2004. Além disso, o governo brasileiro anunciou recentemente que vai abrir uma embaixada em Cartum.

