São Paulo – O Sudão inaugurou na quarta-feira (10) a primeira usina de etanol da África, localizada a 250 quilômetros da capital Cartum. O empreendimento pertence à Kenana Sugar Company, empresa que tem como acionistas os governos do país africano, do Kuwait e da Arábia Saudita, de bancos e outras entidades com sede em países árabes e no Japão. De acordo com o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, a produção nessa primeira fase será destinada totalmente à União Européia.
A usina foi construída pela brasileira Dedini Indústria de Base com material produzido pela empresa no Brasil. O investimento realizado na compra de equipamentos e máquinas foi de 15 milhões de euros, segundo Alaby. A planta, que já está em funcionamento, tem produção diária de 200 mil litros de álcool. Ele acrescentou que existem hoje 10 projetos de construção de novas usinas de açúcar e álcool, que devem ter participação de empresas brasileiras.
A inauguração, de acordo com o secretário-geral, foi um acontecimento nacional, pois reuniu milhares de pessoas entre diretores e funcionários da Kenana, moradores das redondezas e autoridades como o presidente sudanês, Omar Al Bashir, ministros de estado e o ex-embaixador do Sudão no Brasil, Rahamtallah Mohamed Osman.
Do lado brasileiro, além de Alaby, participaram o subsecretário-geral do Itamaraty, Roberto Jaguaribe, responsável pelos assuntos da África e Oriente Médio; o secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Francelino Grando; o gerente de projetos de plantas e equipamento de açúcar e álcool da Dedini, Gilberto Soares da Silva; o gerente da consultoria Datagro, Maurício Nastari; e o secretário da embaixada brasileira em Cartum, Pedro Dias.
Além de fabricar etanol, a Kenana planta cana, produz açúcar, melado, ração animal, leite e derivados, frangos, carne bovina, frutas e outros vegetais e ainda gera energia elétrica. A companhia, segundo Alaby, também presta consultoria no planejamento de agroindústrias.
Paralelamente à inauguração, Alaby assinou um acordo de cooperação entre a Câmara Árabe e a Associação dos Empresários do Sudão, representada por seu presidente, Ahmad Marighali. A Câmara teve participação importante no apoio aos executivos da Kenana que estiveram no Brasil em busca de parceiros de negócios. O objetivo do convênio é justamente garantir o auxílio das entidades aos empresários sudaneses que buscam negócios no Brasil e vice-versa.

