São Paulo – Entre os dias 03 e 06 de novembro, a indústria brasileira de produtos plásticos vai organizar um encontro virtual e global para conquistar clientes de diversos países, entre eles nações do Oriente Médio e do Norte da África. Para atrair os compradores e mostrar a vanguarda da produção brasileira, o World Plastic Connection Summit 2021 vai promover cinco ações específicas para a atração de investimentos.
O evento é uma iniciativa do programa Think Plastic Brazil, uma parceria entre o Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e parceiro da Câmara de Comércio Árabe Brasileira para divulgação nos países árabes. Por meio do Think Plastic Brazil, empresas brasileiras do setor recebem apoio para se internacionalizar e exportar.
O summit será dividido em cinco ações principais: Mostra Internacional, em que as empresas participantes poderão apresentar seus produtos em estandes virtuais e realizar reuniões com compradores; Seminário Internacional, com palestras e apresentações sobre tendências, mercados-alvo e o setor de transformados plásticos do Brasil; Prêmio Internacional, que irá homenagear ações inovadoras das empresas que participam do projeto; Anuário Internacional, para divulgar as empresa do projeto; e o Guia de Tendência de Cores 2021/2022, em que um estudo inédito irá divulgar as tendências de cores de plásticos transformados brasileiros.
De acordo com o gestor de Estratégia e Planejamento de Projetos no Think Plastic Brazil, Carlos Moreira (foto acima), a prioridade do encontro é a geração de negócios, seguida por capacitação das empresas no pós-pandemia, fazer do Brasil um país que determina tendências no setor, estimular empresas a se internacionalizar e trabalhar a imagem do produto brasileiro no exterior.
“O lançamento do estudo de cores, por exemplo, surge do questionamento de por que seguir sempre a Pantone (consultoria global de estudo e tendência de cores) se podemos ter a nossa seleção das cores, que compreende a nossa cultura, a nossa diversidade e a nossa sustentabilidade? O que fazer para determinar a tendência?”, diz Moreira sobre uma das iniciativas do encontro que apresentarão o plástico brasileiro como um produto diferenciado e de elevada qualidade.
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Moreira afirma que há empresas do setor com elevada internacionalização, inclusive com filiais fora do Brasil. Entre elas, estão principalmente companhias que atuam no segmento de embalagens e agrobusiness. Há, contudo, espaço para que mais companhias se internacionalizem: das 198 companhias participantes do Think Plastic Brazil, aproximadamente 27% são consideradas pelo projeto como “experts” em internacionalização. Outras 35% têm um grau “maduro” de internacionalização, enquanto 38% são iniciantes no processo de se relacionar com o exterior.
Construção civil e utilidades domésticas
E, em relação aos importadores, Moreira afirma que embora existam diferenças entre os produtos consumidos por países, os árabes do Norte da África e do Oriente Médio têm um interesse comum em produtos para construção civil e utilidades domésticas.
Um dos mercados-alvo do programa Think Plastic Brazil são os Emirados Árabes Unidos, por meio do qual as empresas exploram o comércio com os países do Golfo (Arábia Saudita, Bahrein, Emirados, Omã, Catar e Kuwait). “Queremos atrair os clientes do mundo árabe e precisamos mostrar que as nossas empresas estão alinhadas à sustentabilidade”, afirma Moreira, lembrando que o Brasil está na vanguarda da produção de plástico renovável a partir, por exemplo, da cana-de-açúcar. Além disso, diz, potenciais clientes árabes são aguardados nas ações organizadas pelo summit.
Designer egípcio
Uma das iniciativas para atrair os clientes do mundo árabe está na seleção dos palestrantes do summit. Um dos convidados é o designer egípcio Karim Rashid, que irá apresentar a palestra “O futuro do design e das cores no novo mundo”. Globalmente reconhecido, ele tem no plástico uma das matérias-primas do seu trabalho. “Ele é um porta-voz do mundo árabe, o que facilita a apresentação dos nossos produtos. No entanto, ele tem um reconhecimento global e trabalha muito com o plástico, o que torna sua participação estratégica”, diz Moreira. Estratégica no diálogo com os clientes árabes também será a participação da designer baseada em Milão Rossana Orlandi, uma entusiasta do uso plástico reciclado com grande presença e influência no Oriente Médio.
Serviço:
World Plastic Connection Summit
De 03 a 06 de novembro de 2021
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*Reportagem de Marcos Carrieri, especial para a ANBA