São Paulo – O maior avião do mundo poderá fazer viagens regulares ao Brasil. A companhia aérea de Dubai, Emirates Airline, negocia com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), completar sua rota Dubai-São Paulo com um avião Airbus A380-800, o maior do mundo, também chamado de "superjumbo".
A aeronave de dois andares tem capacidade para transportar até 517 passageiros na primeira classe, classe executiva e na econômica e exige infraestrutura específica para operar em alguns aeroportos. Por isso, a Emirates negocia com a Infraero para utilizar este avião na rota Dubai-São Paulo sem, contudo, atrapalhar os outros voos.
De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, a Emirates procurou a empresa para pedir autorização para voar com o A380 para cá a partir de dezembro. O avião pousaria em Guarulhos às 18h30 e decolaria com destino a Dubai à 1h. Este é o horário de pico no aeroporto e permitir o pouso e a decolagem deste avião neste horário atrapalharia as operações dos outros voos, segunda a Infraero. Uma aeronave deste porte exige mais tempo para embarcar e desembarcar os passageiros e as bagagens.
Por isso, a estatal brasileira ofereceu uma alternativa à Emirates. O avião pousa em Guarulhos às 16h30 e decola às 2h. A Emirates, segundo a Infraero, avalia a possibilidade.
Procurada pela reportagem, a empresa aérea afirmou que estuda a possibilidade de voar para o Brasil com o A380. Em nota, o diretor-geral da Emirates no Brasil, Ralf Aasmann, afirmou: "A Emirates está verificando a possibilidade de operar o A380 em vários aeroportos ao redor do mundo, incluindo o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O Brasil é um destino muito importante para a Emirates e esperamos trazer o A380 para São Paulo quando for o momento correto". A Emirates voa para São Paulo diariamente com um Boeing 777-300ER, que transporta até 364 passageiros. Em janeiro de 2012, a empresa terá um voo diário também para o Rio de Janeiro.
O A380 nunca operou voos regulares para o Brasil, mas já pousou em Cumbica uma vez, em dezembro de 2007. Naquela ocasião, foram feitos testes com a aeronave no pátio de manobras, pista de pouso, salas de embarque e para acomodar bagagens no avião. Dois fingers (os corredores que levam os passageiros à aeronave) foram conectados ao A380. Segundo a Infraero, os testes foram bem-sucedidos e mostraram que Cumbica pode receber a aeronave sem a necessidade de obras. No entanto, não no horário de pico.
O A380 é o maior avião de transporte de passageiros e começou a voar em 2007. A aeronave tem dois andares e transporta até 525 passageiros, conforme a configuração escolhida pela empresa aérea. A aeronave tem 72,7 metros de comprimento e 79,8 metros de envergadura. Percorre distâncias de 15 mil quilômetros sem escalas a até 43.100 pés (13,1 mil metros de altitude). A velocidade máxima é de 0,89 Mach (cerca de 890 km/h).
A Emirates opera 15 A380 e tem outros 75 sob encomenda. A empresa já voa com esta aeronave para Londres, Pequim, Paris, Seul, Sydney, Xangai, Kuala Lumpur, Roma, Toronto, Jeddah, Bangcoc, Auckland, Manchester, Hong Kong, Nova York e Joanesburgo.