São Paulo – A Associação Paulista de Supermercados (Apas) reavaliou suas projeções para cima e prevê que o setor deve ter crescimento real de 4,5% em 2009. No primeiro semestre as vendas cresceram 5,85%.
No início de 2009, a Apas havia previsto um crescimento anual de 2,5%, estimativa pouco otimista em razão do forte crescimento de 10,5% nas vendas de 2008 em todo o país.
Os supermercados paulistas cresceram 4,88% e junho, em relação ao mesmo mês do ano passado, embora tenham recuado 6,23% na comparação com maio deste ano. Se considerado o resultado nominal, houve queda de 5,8% nas vendas de junho e crescimento positivo de 11,4% no acumulado do ano.
O bom resultado, na visão da entidade, se deve à prioridade da população em comprar alimentos em face da sensação de crise, o que não deverá se repetir na segunda metade do ano, quando a recuperação dos mercados e da economia deverá proporcionar ao consumidor redirecionar seu orçamento e contemplar outras prioridades.
Entre as categorias de produtos que mereceram destaque nas vendas no período estão bebidas não-alcoólicas (água mineral e chá líquido), higiene e beleza (bronzeador, sabonete e antisséptico bucal), alimentos congelados (batata), massas e pão industrializado.
Sobre a Apas
A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem cerca de 1.100 associados, que somam aproximadamente 2.200 lojas.

