São Paulo – O faturamento do setor de supermercados no Brasil, que conta com 91.351 lojas, chegou a R$ 554 bilhões em 2020. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), segundo a qual o valor representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. São 3 milhões de empregos diretos e indiretos no setor.
“O faturamento das 91 mil lojas, com as mudanças novas que estamos trazendo neste momento, são R$ 554 bilhões. Nesse valor, nós temos todos os canais de distribuição dos supermercados. Estamos falando das vendas físicas, das vendas por e-commerce, por delivery”, disse Marcio Milan, vice-presidente da Abras.
Ele acrescentou que os dados incluem os supermercados de bairro, os supermercados tradicionais, os minimercados, os chamados atacarejo, que são atacados também voltados ao varejo. “Essa grandeza hoje aqui demonstrada traz para a Abras um novo patamar, uma nova informação, de uma sinalização como vai ser tratada essa grandeza do segmento que atende hoje quase 90% da população”, disse.