São Paulo – A tâmara dos Emirados Árabes Unidos foi o produto mais vendido na categoria Frutas, Legumes e Verduras (FLV) nos supermercados Sam’s Club do Brasil em novembro. A informação é do diretor Comercial de Perecíveis da rede, Christiano Sanguinetti, com base no desempenho obtido com a realização de campanha nas lojas.
A ação começou na segunda semana de novembro e envolveu 18 unidades do Sam’s Club, com exposição de materiais visuais, criação de espaço lembrando tenda árabe e degustação das frutas. Foi uma parceria com a empresa Al Foah, dos Emirados Árabes Unidos, dona da Date Crown, a marca de tâmaras comercializada pelo Sam’s Club.
Sanguinetti relata que o Sam’s Club começou a oferecer as tâmaras em dezembro do ano passado, mas apenas em três semanas de novembro vendeu um volume 83% maior do que nos 11 meses anteriores. “Foi espetacular”, afirma o executivo sobre o desempenho obtido com a iniciativa, que ele enxerga como um resultado de dois movimentos.
“A comunicação visual deu mais visibilidade ao produto, mas o meu sócio demanda por novidades também. O Sam’s Club é um canal que fala com o produto importado, então eu já tenho o apetite do sócio por produtos importados. Mas não tenho dúvidas que todo o investimento que a Date Crown fez nos meus clubes ajudou demais a vender o produto”, afirmou.
O Sam’s Club funciona como um clube de compras por assinatura e por isso os seus supermercados são denominados de clubes e os clientes chamados de sócios. A rede, do grupo Carrefour Brasil, possui 49 unidades em 16 estados e atende o público A e B. A 50ª loja será inaugurada nesta semana.
A rede teve indicativos do sucesso que poderia encontrar para as tâmaras já quando começou a vendê-las, em dezembro de 2022. Mas naquela ocasião não foram feitas ações de marketing, o produto apenas foi colocado nas gôndolas. “Alguns sinais internos demostravam que meu sócio identificou valor na tâmara”, diz Sanguinetti. A performance foi acima daquela que um produto novo na prateleira costuma apresentar.
O planejamento para as tâmaras no ano que vem na rede já foi feito, mas será revisto para cima em função do desempenho recente. Sanguinetti vê o potencial que a fruta tem junto aos clientes do Sam’s Club, já que, apesar das fortes vendas, apenas 5% consumiram as tâmaras. “Eu tenho uma pista gigantesca”, diz o executivo sobre o que ainda pode ser explorado. Ele tem altas expectativas para o consumo de tâmaras na rede em 2024.
A campanha foi orquestrada pela representante oficial da Al Foah no Brasil, a empresária Julia de Biase. Ela começou a atuar com a marca há cerca de cinco anos e desde então vem divulgando o produto junto aos brasileiros, que não tinham o hábito de consumir tâmaras. “Nós estamos moldando o hábito de consumo de tâmaras em um país”, diz. Uma ação de promoção das tâmaras Date Crown também foi feita nos supermercados Carrefour.