São Paulo – Tâmaras produzidas nos Emirados Árabes Unidos passaram a ser comercializadas nesta semana, desde a terça-feira (03), na rede de supermercados Carrefour no Brasil. Os produtos são da marca Date Crown, da empresa Al Foah, que vislumbra na entrada das frutas na maior rede de varejo do País a possibilidade de ampla expansão do consumo entre os brasileiros.
No Carrefour, as tâmaras estão sendo vendidas em embalagens especiais, com rótulos em português e árabe, em tamanhos de 250 gramas e 450 gramas, de acordo com informações da representante da Al Foah no Brasil, a empresária Julia de Biase (foto acima). Segundo Biase, a empresa entregou um contêiner com 42 mil pacotinhos para a rede de varejo, e um segundo pedido, do mesmo tamanho, já foi realizado pelo Carrefour. Todas as tâmaras são da variedade Khalas.
A Date Crown está presente no mercado brasileiro desde 2017 e os produtos da marca podem ser encontrados especialmente em empórios, casas naturais e supermercados de pequeno e médio porte no Brasil, nos estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Brasília. É a primeira vez que são vendidos no Carrefour.
Em entrevista à ANBA por e-mail, a Al Foah informa que se trata de grande passo no plano de crescimento agressivo que a marca tem para o Brasil e a América Latina, com o qual pretende levar os benefícios naturais do superalimento que é a tâmara a mais pessoas da região. A empresa acredita que a comercialização nos pontos de venda do Carrefour dará acesso ao produto para mais consumidores brasileiros.
Atualmente a Al Foah não chega a enviar mil toneladas em produtos ao ano para o Brasil, mas percebe que os volumes estão crescendo de forma constante e que o mercado tem condições de absorver muito mais. A companhia dos Emirados Árabes Unidos vê o Brasil com potencial para consumir 10 mil toneladas por ano dos seus produtos até 2025. Além das tâmaras em si, a Al Foah exporta ao mercado brasileiro também mel e pasta de tâmaras.
Empresas fornecedoras de tâmaras como a Al Foah encontram no Brasil um desafio adicional de mercado, que é levar ao consumidor o conhecimento sobre o produto, já que a fruta não faz parte da dieta dos brasileiros. A Al Foah informa que, embora as tâmaras tenham raízes no Oriente Médio, elas já ganharam reconhecimento no mundo todo, e o Brasil não é exceção.
A empresa dos Emirados, porém, pretende aumentar essa base de conhecimento entre os brasileiros por meio de parcerias estratégicas como a com o Carrefour, e através da presença em espaços digitais como o Instagram @Datecrown.latam, e outras iniciativas de educação e desenvolvimento de mercado que devem ser implementadas em breve.
Uma marca
Julia de Biase começou a fazer o trabalho de divulgação desde que começou a comercializar as tâmaras dos Emirados no Brasil, há cinco anos anos. Inicialmente ela importava e distribuía os produtos, mas há cerca de um ano e meio passou a ser a representante oficial da Al Foah no País, intermediando negócios entre a companhia e os brasileiros. Biase, no entanto, seguirá fazendo importações por sua conta para atender pedidos menores, de empresas que não tenham demanda por um contêiner completo.
Julia de Biase afirma que o seu trabalho tem sido pelo estabelecimento de uma marca de tâmaras no Brasil. “Porque a tâmara é considerada quase como uma commodity”, afirma, lembrando que no máximo elas são conhecidas entre os brasileiros pelos países dos quais se originam. A empresária quer que o consumidor saiba que as tâmaras são diferentes entre si e conheça a qualidade dos produtos Date Crown. “Assim são conhecidos no Oriente Médio, Norte da África, Ásia e Oceania”, diz Biase.
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