São Paulo – O porto de Tanger Med, no Marrocos, foi classificado em 35º lugar no ranking Lloyd’s List no ano passado, após classificação em 46º lugar um ano antes, segundo notícia publicada na Maghreb Arabe Press (MAP), agência de notícias oficial do Marrocos, com base em informações da Autoridade Portuária de Tanger Med.
A lista leva em conta a movimentação de contêineres. De acordo com a Autoridade Portuária de Tanger Med, o porto também se tornou o primeiro em transbordo de contêineres na região do Mediterrâneo e confirmou sua liderança pelo terceiro ano consecutivo como o maior porto de contêineres na África.
No ano passado, o Tanger Med movimentou 4,8 milhões de contêineres, com crescimento de 38% sobre o ano anterior. Na África, ele é seguido pelo Porto Said, no Egito, e depois por Durban, na África do Sul. Segundo informações divulgadas pela Lloyd List, o lançamento de novos terminais de contêineres ajudaram o porto marroquino a ter aumento na movimentação no segmento.
Segundo a Autoridade Portuária, o avanço confirma a confiança e o interesse dos atores marítimos globais em Tanger Med como centro de logística. Também demonstra a forte sinergia entre concessionários, transatlânticos, administrações e autoridade portuária, que trabalham em conjunto diariamente para otimizar as escalas dos navios e fornecer padrões internacionais às embarcações.