São Paulo – A TAP, empresa aérea portuguesa, anunciou ontem (03) que vai inaugurar em 1º de junho um vôo direto entre Lisboa e Argel, capital da Argélia, com três freqüências semanais. Ela vai utilizar na rota um avião fabricado pela brasileira Embraer com capacidade para 45 passageiros. A TAP é a companhia européia que tem mais vôos para o Brasil.
De acordo com informações da empresa, as viagens de ida e volta para a capital argelina serão realizadas às terças, quintas e sábados. Também em junho, a companhia vai iniciar uma rota de Lisboa a Marrakesh, no Marrocos, com vôos às terças, sextas e domingos. A TAP já opera uma linha para Casablanca com 13 freqüências semanais.
A companhia tem como estratégia ampliar sua presença no continente africano. Segundo ela, com as rotas que serão inauguradas em junho, 11 cidades em nove países da África passarão a ser atendidas com 58 vôos por semana.
A empresa informou que a África foi a única região para onde ela ampliou o número de pessoas transportadas constantemente desde 2001, passando de 236 mil passageiros para 541 mil. No ano passado, segundo a TAP, houve aumento de 6,4% no trânsito de passageiros para o continente, único da rede que teve crescimento em 2009.
A TAP voa também para Sal e Praia, em Cabo Verde, Dacar, no Senegal, Luanda, em Angola, Maputo, em Moçambique, Johanesburgo, na África do Sul, além de Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.

