São Paulo – O Taubaté será o representante brasileiro no Super Globe, torneio mundial de clubes de handebol que será disputado no Catar entre os dias 05 e 08 deste mês. A classificação para o torneio veio com a conquista do quarto título pan-americano do clube, ocorrida em maio, na Argentina.
Os jogadores viajam este final de semana para o Catar e terão pouco tempo para se adaptar ao fuso horário do país árabe, seis horas à frente do horário de Brasília. O primeiro jogo do clube do interior paulista ocorre logo na segunda-feira (05).
“São chaves direcionadas e o nosso cruzamento é com o campeão europeu. É um campeonato complicado no qual os europeus são os grandes favoritos”, disse Marcus Tatá, treinador do Taubaté, em conversa com a reportagem da ANBA.
Às 07h do dia 05, horário de Brasília, o clube paulista entra em quadra contra o KS Vive Tauron Kielce, da Polônia. O torneio é curto e, logo após o primeiro jogo, os times encaram as semifinais, finais ou disputas pelas colocações do 5º ao 8º lugar.
Os outros times que disputam o título são o Füchse Berlin (Alemanha), atual campeão do Super Globe; Paris Saint-Germain (França); Esperance Sportive de Tunisie (Tunísia); Lakhwiya (Catar); Al Sadd (Catar) e o Sydney Club (Austrália). Se passar pelo time polonês, o Taubaté tem pela frente o vencedor do jogo entre Paris Saint-Germain e Esperance Sportive.
Este é o quarto ano consecutivo que o Taubaté disputa o Super Globe no Catar. Nas outras edições do torneio, o clube ficou sempre em sexto lugar. Tatá acredita, no entanto, que este ano pode ser diferente. “No ano passado fizemos um jogo muito bom contra o Desve, da Hungria, que era [como se fosse] a seleção mundial. A cada ano ganhamos mais experiência internacional e isso conta bastante”, afirmou.
Para enfrentar os grandes times europeus, Tatá aposta em destaques como o goleiro Maik Santos e o ponta esquerda André Martins Soares, o Alemão. Os dois defenderam a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio.
Confira abaixo a tabela de jogos do Super Globe:
Primeira fase – 05 de setembro
7h – KS Vive Tauron Kielce (Polônia) x Taubaté (Brasil)
9h – Paris Saint-Germain (França) x Esperance Sportive de Tunisie (Tunísia)
11h – Füchse Berlin (Alemanha) x Lakhwiya (Catar)
13h – Al Sadd (Catar) x Sydney University (Austrália)
Semifinais e disputa entre 5º a 8º lugar – 06 de setembro
Final e disputa de 5º e 7º lugares – 08 de setembro