São Paulo – O nome de uma é Karina Muller. Da outra é Glauce Carvalho. E as duas, junto com Orlando Sales, entram no palco quase que todas as semanas, desde agosto deste ano, para encenar histórias para as crianças ao estilo árabe. Os três atores e o diretor Marcio Douglas criaram uma peça de teatro inspirada no clássico da literatura árabe “As Mil e Uma Noites”. Com o nome “Maravilhosas Histórias para Albak”, a montagem foi apresentada cerca de trinta vezes no estado de São Paulo em 2009 e terá sua última exibição do ano no próximo sábado (19), no município de Jacareí, no interior paulista.
Albak quer dizer “coração” em idioma árabe popular e o enredo de “Maravilhosas Histórias para Albak” quer justamente falar ao coração dos pequenos expectadores. A peça teatral conta quatro histórias. Uma delas é a de Amina, a menina que comprava o mundo. Filha do sultão, ela tinha um castelo apenas para guardar suas compras, até o dia em que quis uma caixinha que viu no mercado. O dono da caixinha não quis vender a peça porque ela tinha um valor sentimental. De lá Amina foi ao deserto, com um vazio no peito, e só aprendeu a dar valor às coisas quando ganhou um pequeno jarrinho, com água, para voltar para casa.
Karina, Glauce, Orlando e Marcio contam também a história de Harun, o incomparável, Abud, o homem que ninguém via, e Badna, a princesa que virou estrela. A atriz Karina, que é jornalista por formação, explica que as histórias não são as mesmas da obra árabe. “São apenas inspiradas no universo das Mil e Uma Noites”, fala Karina. Tudo começou com as duas atrizes, Karina e Glauce, lendo a obra. O principal resgate da obra, para a montagem, de acordo com a jornalista, foi a maneira como as histórias são contadas. “Nossas histórias são de fatos cotidianos, que podem ocorrer em qualquer lugar, em qualquer tempo”, diz.
Mesmo assim, na peça, os atores usam roupas do estilo árabe e também objetos, como jarros tunisianos. A música foi criada especialmente para o espetáculo pelo elenco, juntamente com o diretor musical Marcio de Oliveira. Os três atores sabem tocar instrumentos e cantar. De acordo com Karina, a peça pode ser vista por crianças de qualquer idade e também costuma agradar os adultos. Várias apresentações foram feitas em escolas, já que o enredo tem um cunho educativo.
O grupo teatral que leva o espetáculo adiante se chama Caixa de Histórias e tem sede no município paulista de São José dos Campos. Ele é formado basicamente por Karina e Glauce. Orlando é ator convidado na peça “Maravilhosas Histórias para Albak”. As duas atrizes formaram o Caixa de Histórias em 2005 e desde lá já montaram cinco espetáculos. Além do que está em apresentação, elas fizeram “A Fabulosa Viagem de Duda e Lola em busca da irmã perdida ou…Cadê Kika?”, “Dita Onça e Cabra Rita” e “Lurdes e Mércia em: As Estrelas do Oriente”. Também deve estrear em breve “A Casa de Dentro da Gente”.
Serviço
Peça Teatral
As Maravilhosas Histórias para Albak
Dia 19 de dezembro, sábado, às 16h
Na Mostra Umberto Magnani
Espaço Tecelagem, rua São Jerônimo, 311 – Jacareí
Ingressos: R$ 12 (inteira) R$ 6 (meia)
Grupo Teatral
Caixa de Histórias
Telefone: (12) 9712-8062
Site: www.caixadehistorias.com.br
E-mail: karinamuller@yahoo.com.br

