São Paulo – O técnico brasileiro Augusto Sabbatini (foto acima à direita) começou nesta semana a treinar a equipe masculina de vôlei Al Nassr Saudi Club, da Arábia Saudita. Sabbatini, que tem experiência como treinador da modalidade em cerca de 20 países, assume o time do Al Nassr com a meta de fazê-lo ganhar um campeonato, após cinco anos sem títulos.
“Vim aqui para fazer o melhor”, afirmou ele em entrevista à ANBA de Riad nesta quarta-feira (05). O brasileiro gosta de ideia de conviver com uma cultura diferente como a saudita e apesar de já ter viajado para 40 países em função do vôlei, não conhecia o país árabe. “O time está há cinco anos sem um título e eu posso mudar isso, isso me agrega”, disse.
Sabbatini tem 16 jogadores à sua disposição, incluindo um cubano e um da República Dominicana que levou com ele. Nesta terça-feira (04), o brasileiro já tinha feito dois treinos com a equipe. Sabbatini terá duas horas de treinamento com o time diariamente, menos às sextas-feiras, que é dia sagrado e de descanso no país árabe.
Nos planos do brasileiro estão trabalhar a disciplina. “A disciplina para mim é o carro-chefe, se você não está focado, concentrado, não rende”, afirmou. Outra meta é trabalhar a parte física dos jogadores, aspectos como a agilidade, o deslocamento e a resistência, juntamente com a parte técnica, que diz respeito ao domínio da bola.
Sabbatini assinou o contrato com a equipe saudita na segunda-feira (03) e conversou com o supervisor geral do Al Nassr Saudi Club, Mohamed Almesbil (foto acima à esquerda), sobre as expectativas em relação ao seu trabalho. O contrato com o clube saudita prevê o trabalho do brasileiro na temporada 2018-2019, que vai até maio do ano que vem.
A primeira competição que o time vai enfrentar nas mãos de Sabbatini será a Liga Nacional. Se o time se classificar, disputará a Copa do Golfo em 2019. A equipe deve também participar da Copa da Arábia Saudita e de um torneio entre as seis melhores equipes da temporada.
Antes de ir para o Al Nassr Saudi Club, o brasileiro treinou por curta temporada, cerca de três meses, as seleções masculina e feminina de vôlei de praia de Curaçao. Antes trabalhou no Marrocos até o final de abril deste ano. Na carreira de Sabbatini estão ainda o trabalho com times do Catar e do Kuwait, e com seleções na Índia, Trinidade e Tobago, Paquistão, Nigéria, Vietnã, Myanmar e de países do Caribe.
Augusto Sabbatini é natural da cidade paulista de Taquaritinga. Entre as conquistas do brasileiro estão o segundo lugar no Jogos Sul-Asiáticos de 2010 como técnico da Seleção Masculina de Voleibol do Paquistão, o primeiro lugar no Jogos Sul-Asiáticos 2006 como treinador da Seleção Masculina de Voleibol da Índia e o primeiro lugar na Liga Nacional 2004-2005 no Catar como assistente técnico da equipe masculina de voleibol do Al-Arabi Sports Club.