São Paulo – A Navita, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de software para portais corporativos e suporte para BlackBerry empresarial, está investindo no processo de internacionalização da marca. O planejamento estratégico da empresa definiu a busca de parceiros e clientes nos principais países da América Latina para este ano. A partir do ano que vem, o foco será o mercado asiático e o árabe.
"Temos um roteiro planejado para o segundo semestre com expectativa de geração de bons negócios ainda neste ano, para em 2010 ampliar significativamente através da parceria com empresas locais de desenvolvimento de projetos de portais e BlackBerry e também através da parceria com as operadoras de telefonia móvel", afirma Roberto Dariva, diretor executivo da Navita. "Nosso foco inicial é na América Latina por conhecermos melhor. Não conhecemos bem o mercado do Oriente Médio e Norte da África ainda, mas está em nossos planos futuros", afirma.
O executivo conta que esta não é primeira tentativa da empresa para chegar ao mercado externo. "Em 2004 fizemos nossa primeira experiência com a Holanda, mas percebemos que faltava muito para estarmos preparados para essa tarefa. Passamos os quatro anos seguintes estudando o mercado latino-americano e definindo estratégias para poder iniciar exportações para países vizinhos, pela facilidade de comunicação, fuso horário e percepção de valor de nossos produtos e custos", explica.
De acordo com Dariva, a empresa costuma participar de feiras para mercado financeiro e realiza diversos eventos em parceria com a RIM, fabricante do BlackBerry e também com operadoras. "Nesse ano participaremos de alguns eventos nos Estados Unidos, Colômbia e outros eventos ainda não definidos junto a iniciativas do governo brasileiro para apoiar as empresas nacionais na exportação", destaca.
Apesar do percentual embarcado para o exterior ser bem pequeno ainda, apenas três semanas após o lançamento do tradutor BlackBerry gratuito, o produto já está sendo utilizando por quase cinco mil usuários em mais de 70 países. "Nos próximos releases de divulgação incluiremos novos idiomas adicionando países asiáticos e do Oriente Médio também", disse Dariva.
A Navita foi fundada em São Paulo, em janeiro de 2003, gera em torno de 40 empregos diretos e atende clientes em diversos segmentos, entre eles Banco Pine, Grupo Suzano, Grupo VR, Porto Seguro e Grupo CCR. A unidade de São Paulo concentra desenvolvimento de novos negócios e projetos e a unidade de Florianópolis está focada em pesquisa e desenvolvimento de produtos.
A Navita possui equipe certificada e treinada pela RIM (Research in Motion). A empresa oferece os seguintes produtos: Navita Portal, voltado para construção de portais corporativos e gerenciamento de conteúdo; Navita Contact, para gestão de atendimento por e-mail, automação de ouvidorias e helpdesks; Navita Mobile, produto para aplicativos
BlackBerry.

