Geovana Pagel
geovana.pagel@anba.com.br
São Paulo – A Duoflex, especialista na fabricação de travesseiros, usa e abusa da tecnologia para firmar sua marca no Brasil e no exterior. Entre as principais linhas que ela fabrica estão os travesseiros especiais de látex, com molas, espuma ventilada e altura regulável. Todos com tratamento anti-ácaro. Com produção média de 170 mil unidades mês, os travesseiros feitos em Vinhedo, no interior de São Paulo, já são exportados para o Chile, Uruguai, Canadá, Colômbia, Venezuela e países da Europa. A fabricante também está em processo de negociação com um importador chinês.
A exportação, apesar de representar apenas 10% do faturamento da empresa, que está há 18 anos no mercado, é estratégica. "É uma forma de divulgar e fortalecer nossa marca também no mercado externo", diz o diretor da empresa, Roberto Lobo. Segundo ele, o segredo do sucesso é muito simples: exclusividade. "No Brasil somos a única fábrica exclusiva de travesseiros. As demais empresas normalmente têm como carro-chefe produtos como colchões e edredons", afirma.
A Duoflex também é a única empresa a produzir, no Brasil, os originais travesseiros Nasa, com uma espuma chamda de espacial e desenvolvida pelo Centro de Pesquisa da Nasa, na Califórnia. É um travesseiro auto-moldável e termo-sensível, com propriedade de retorno lento ou "memória", agindo como um amortecedor, permitindo uma posição natural de descanso, e assim prevenindo dores na cabeça, pescoço, costas, braços e ombros.
Além de desenvolver e importar inovações tecnológicas, a indústria também compra de outros países parte da matéria-prima que não encontra por aqui. O algodão egípcio usado na confecção de alguns revestimentos dos travesseiros, por exemplo, vem do Egito e do Paquistão. Algumas espumas especiais são compradas da Alemanha, Estados Unidos, Polônia e China. "No Brasil elas viram travesseiros Duoflex e algumas retornam para o mercado externo com valor agregado", destaca Lobo.
Em função da crescente demanda do mercado interno e boas perspectivas também em relação às vendas externas, a fabricante está se preparando para dobrar a produção até o final de 2008. "Vamos investir na ampliação da fábrica e máquinas. Assim teremos condições de atender com tranqüilidade os novos pedidos e até prospectar novos mercados", aposta o diretor.
Um dos travesseiros mais exportados pela Duoflex é o de espuma de látex, confeccionado com matéria-prima produzida pelas seringueiras da Amazônia. Segundo Lobo, a espuma de látex tem uma característica bem peculiar. É moldada com milhares de furos que formam canais internos de circulação de ar e sua estrutura é composta por milhões de células abertas, facilitando a respiração e fazendo com que o travesseiro fique numa temperatura inferior à do corpo. Além disto, permite evaporação rápida de umidade e transpiração.
Contato
Telefone: +55 (19) 2101.9595
Site: www.duoflex.com.br

