São Paulo – Foi assinado na última semana um acordo de cooperação técnica que vai viabilizar a prospecção de negócios e oportunidades para empresas gaúchas do setor de energia. O acordo foi firmado pela rede Petro/RS, formada por empreendimentos, principalmente de pequeno porte, com foco nos setores de petróleo e gás, com o governo do estado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Para começar a levar adiante o projeto de internacionalização serão identificadas, em um primeiro momento, as empresas com potencial para exportar. Uma pesquisa a respeito do tema será apresentada já em outubro. Também será realizado o Projeto Comprador, ação pela qual são trazidos possíveis importadores para rodadas de negócios com as empresas gaúchas que integram o grupo.
Haverá ainda participação em feiras internacionais. A primeira será na Feira de Hannover, na Alemanha, em abril. Um grupo com 10 empresas vai participar da mostra, que ocorre entre os dias 20 e 23, e tem como foco a Inovação. A idéia é que as companhias aproveitem a feira para, além de buscar negócios, se modernizar. Grande parte das empresas integrantes da rede Petro/RS são de tecnologia para a cadeia de petróleo e gás.
"O acordo vai funcionar como um grande guarda-chuvas, que abrigará áreas e ações específicas de incentivo a micro e pequenas empresas fornecedoras de bens e serviços", diz o presidente da Fiergs, Paulo Tigre. "Ações conjuntas como esta, somando esforços e recursos, criam um ambiente favorável para que o desenvolvimento tecnológico e econômico da cadeia produtiva do petróleo, gás natural e energia se dê a passos largos no estado", disse o secretário estadual de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Artur Lorentz.

